Inflação

Páginas: 3 (548 palavras) Publicado: 14 de março de 2011
FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU
ADRIANA BORGES DAMASCENO
HOSANA NASCIMENTO COSTA

ECONOMIA CONTEMPORÂNEA

Salvador
2011
ADRIANA BORGES DAMASCENO
HOSANA NASCIMENTO COSTA

ECONOMIA CONTEMPORÂNEATrabalho acadêmico apresentado à disciplina Economia Contemporânea, ministrada pelo Professor Arivaldo, do Curso de Administração da Faculdade Visconde de Cairu como requisito parcial deavaliação do semestre.

Salvador
2011

Segundo (Gremaud, Vasconcellos e Toneto 2002) A inflação é dividida como um argumento generalizado e contínuo dos preços. Quando ao contrário, ocorre uma baixageneralizada e contínua dos preços, tem-se o conceito inverso ao de inflação: a deflação.

Diacordo com a Wikipedia, em economia, inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra dodinheiro. Isso é equivalente ao aumento no nível geral de preços. Inflação é o oposto de deflação. Inflação zero ou muito baixa, é uma situação chamada de estabilidade de preços.
A inflação pode serconstratada com a reflação, que é ou um aumento de preços de um estado deflacionado, ou alternativamente, uma redução na taxa de deflação ( ou seja, situações em que o nível geral de preços está caindo em umataxa decrescente).

No site sua pesquisa inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um perído. Num processoinflacionário o poder de compra da moeda cai.

OS INSTRUMENTOS DAS POLÍTICAS MONETÁRIAS -

Quanto mais um país é desenvolvido economicamente e seu povo mais esclarecido sobre seus direitos e deveres, o usodos instrumentos monetários se torna mais eficiente, permitindo cada vez mais o aperfeiçoamento da utilização pela autoridade monetária de mecanismos de controle da oferta de moeda na economia.

Alémdos instrumentos mais utilizados como a taxa de redesconto, dos encaixes bancários compulsórios e das operações de mercado aberto, no Brasil são utilizados também instrumentos complementares, como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • inflacao
  • Inflação
  • Inflação
  • Inflação
  • Inflação
  • Inflação
  • INFLAÇÃO
  • Inflação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!