Inflação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1188 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: INFLAÇÃO E DEFLAÇÃO
Titulo: SE INFLAÇÃO É RUIM, DEFLAÇÃO É MELHOR?
Objetivo: Apresentar os pontos positivos e os negativos entre a deflação e a inflação.
Justificativa: Tanto a deflação quanto a inflação fazem parte da nossa vida, e são importantes em dimensão igualitária,pois,ambas explicam o que acontece no nosso cotidiano.
Introdução: Inflação
É o aumento persistente nos preços,causados principalmente quando o dólar sobe, os combustíveis ou seja se aumenta o custo, gera inflação, quando a demanda e menor que a oferta também pode causar a inflação.
Se falta o produto ou serviço no mercado a tendência que o mesmo se torne mais caro.
Quanto maior a inflação menor é poder compra do dinheiro.
Deflação
É o contrário ou seja é quando os preços começam a cair, não énada bom, porque os produtos e serviços vão perdendo valor, nos Estados Unidos a deflação já começou.
Desenvolvimento: Deflação é exatamente o contrário de inflação. Para se ter uma idéia, foi um longo período de deflação, com queda nos preços dos produtos agrícolas, que provocou a quebra da Bolsa de Nova York, em 1929, e a conseqüente crise econômica que atingiu todo o mundo. É difícil imaginarpor que a redução de preços de bens e serviços pode ser ruim para a economia, mas as causas e conseqüências da deflação explicam o problema. "É um fenômeno indesejado, principalmente quando a deflação é provocada pelo excesso de capacidade produtiva", explica Luiz Gonzaga Belluzzo, professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas. Quer dizer, os preços acabam caindo sempreque sobram mercadorias por falta de consumidores.
Como as empresas não conseguem vender como antes, mesmo a preços menores, o faturamento e o lucro também acabam reduzidos. Para não ficar no prejuízo, elas são obrigadas a diminuir o ritmo da produção e a demitir funcionários. Com o desemprego alto, ninguém costuma gastar além da conta. Por isso, a oferta de serviços e os estoques crescem.Resultado: excesso de bens e preços menores que os de períodos anteriores.
O processo de deflação ainda pode ser iniciado, ou agravado, pela baixa oferta de moeda. Quer dizer, falta dinheiro em circulação, seja por causa dos juros altos, que tornam o crédito proibitivo, seja pela falta de investimentos. Essa bola de neve costuma afetar todos os setores da economia, do agricultor aos fabricantesde eletrodomésticos, além de abalar a própria estrutura social.
"A deflação cria um efeito muito perverso para a sociedade. Além do desemprego, existem também fatores psicológicos, como o medo de uma crise. As pessoas adiam as compras e, esperando sempre por preços menores, deixam de gastar", diz o economista Juarez Rizzieri, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) da USP.Considerações finais: O mais adequado é ter estabilidade econômica, pois,tanto a inflação quanto a deflação em excesso são prejudiciais para a economia.
Referencias bibliográficas: INTERNET
Rizzieri,Juarez, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) da USP.”Se inflação é ruim, deflação é melhor?” Disponível em: http://super.abril.com.br/superarquivo/2003/conteudo_123842.shtml.Acesso em : 30de Abril de 2010.

Inflação é o aumento persistente nos preços, causados principalmente quando o dólar sobe, os combustíveis ou seja se aumenta o custo, gera inflação, quando a demanda e menor que a oferta também pode causar a inflação.
Se falta o produto ou serviço no mercado a tendência que o mesmo se torne mais caro.
Quanto maior a inflação menor é poder compra do dinheiro.
Deflação
É ocontrário ou seja é quando os preços começam a cair, não é nada bom, porque os produtos e serviços vão perdendo valor, nos Estados Unidos a deflação já começou.

Deflação é exatamente o contrário de inflação. Para se ter uma idéia, foi um longo período de deflação, com queda nos preços dos produtos agrícolas, que provocou a quebra da Bolsa de Nova York, em 1929, e a conseqüente crise econômica...
tracking img