Inflação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
or Fernando Rebouças
No Brasil, para quem viveu o período de redemocratização política, principalmente a partir do ano de 1985, lembra da hiperinflação que galopavadiariamente na vida do brasileiro por meio das remarcações constantes de preço, ausência de crédito de longo prazo e a existência de investimentos paralelos ao doserviço bancário.

A partir do ano de 1994, com a implementação do Plano Real, no primeiro mandato do governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso(1995-2002), o país iniciou um novo período de estabilidade e controle da inflação, ainda sob as rédeas e altos empréstimos concedido pelo FMI, dívida externa que só seria pagaintegralmente nos primeiros anos de mandato do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2002-2010).

A inflação é o principal fator de acréscimo nos valores dosprodutos e serviços consumidos e, consequentemente, no custo de vida das pessoas. Em 2008, depois da crise imobiliária nos EUA, o mundo entrou numa nova crise econômicaque se desenrolou nos anos de 2009 e 2010, limitando mercados na América do Norte, Europa e Ásia. Somente países emergentes como o Brasil, Índia e China se mantiveramequilibrados e saíram mais rápido das limitações.

Mas apesar da volta do crescimento econômico brasileiro, o reaquecimento na produção e no consumo interno nopaís verificado a partir de 2007, trouxe a sombra da inflação de volta, pois a aumento da procura forçou a aumento dos preços de alguns gêneros e a demanda pordeterminados insumos para a produção. O desafio do Brasil é crescer economicamente, se desenvolver, construir estruturação social, mas sem gerar perdas ou alta no custo de vida.
tracking img