Inflação e deflação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (866 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Inflação e Deflação

. Esse texto tem como objetivo deixar bem claro ao leitor o que realmente é a inflação e a deflação, inclusive apontando suas diferenças.
. Através desta leitura o leitorterá uma noção do seu real sentido no mercado.
. Com o passar do tempo o poder aquisitivo do dinheiro diminui, isso ocorre devido à inflação. Já a deflação parece ser interessante, pelo fato dos preçoscaírem, porém não é desejável, na verdade a deflação é um grande problema.
Inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Isso é equivalente ao aumento no nível geral dospreços, porém só é considerada inflação quando atinge no geral a elevação dos preços, se somente uma mercadoria, por exemplo, aumentar o preço, não é considerado inflação. De um modo geral a palavrainflação é usada como aumento de preço. Outra distinção também se faz quando se analisam os efeitos internos e externos da inflação, externamente a inflação se traduz mais por uma desvalorização da moeda localfrente a outras, e internamente ela se exprime mais no aumento de volume de dinheiro e aumento de preços.
Quando a demanda é menor que a oferta também pode causar a inflação, se falta o produtono mercado a tendência que o mesmo se torne mais caro. A inflação é considerada uma coisa má pelas pessoas que não conhecem a economia mais compra o pão todos os dias.
Ela é considerada má porvários motivos:
. Porque o pão custa cada vez mais.
. Porque o ordenado sobe em medida menor que a inflação.
. Porque as poupanças perdem o valor.
A deflação é contrária, ou seja, é quando os preçoscomeçam a cair, não é nada bom, porque os produtos e serviços vão perdendo o valor. No caso da economia brasileira a deflação está geralmente relacionada a queda da atividade econômica que é refletidana perda do poder aquisitivo da população. Para evitar a falência à queda de preços é a única alternativa encontrada pelas empresas para garantirem a venda de seus estoques.
A deflação é um...
tracking img