Inflação uma relação importante com a economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1965 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACEL – FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E LETRAS
AUPEX – ASSESSORIA UNIVERSITÁRIA PEDAGÓGICA E EXTENSÃO

INFLAÇÃO UMA RELAÇÃO IMPORTANTE COM A ECONOMIA

TIAGO FILIPPE

Joinville
2011

SUMÀRIO

INTRODUÇÃO...................................................................................................... 03

CONCEITO DEINFLAÇÃO................................................................................... 04

TIPOS DE INFLAÇÃO........................................................................................... 04

PRINCIPAIS EFEITOS DA INFLAÇÃO................................................................ 06

CURVA DE PHILIPS............................................................................................. 07

INFLAÇÃO NOBRASIL........................................................................................ 07

QUEM MEDE A INFLAÇÃO NO BRASIL............................................................. 08

CONSIDERAÇÔES FINAIS.................................................................................. 09

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................................... 09INTRODUÇÃO

Um tema que ainda causa muita preocupação para o Brasil é a famosa inflação, devido a um passado muito difícil com taxas muito elevadas, porém com a economia mais forte conseguimos controlar e manter as taxas em níveis aceitáveis.
Neste trabalho iremos explanar o que é a inflação, quais os seus tipos, quais são seus efeitos na economia, relações entre a inflação e odesemprego e quem faz os estudos dessas taxas.
Iremos entender mais o motivo dos preços dos produtos subirem de uma hora para outra, diferenças entre a inflação de demanda, inflação de custos e inflação estrutural. Verificar o porquê da necessidade de manter certo nível de inflação na economia.

1 CONCEITO DE INFLAÇÃO

A inflação é um aumento constante dos preços de produtos de umdeterminado país ou região. Este aumento sempre é sobre uma serie de produtos e não apenas de um especifico, gerando assim uma desvalorização da moeda.
Segundo Passos e Nogami (1999, p.417),

O fenômeno macroeconômico inflação pode ser definido como sendo o processo persistente de aumento do nível geral de preços, o que resulta em uma perda do poder aquisitivo da moeda.A inflação é considerada um fenômeno generalizado, pois os aumentos dos preços não ocorrem apenas sobre um pequeno conjunto de preços ou sobre um setor especifico da economia. A inflação significa um aumento simultâneo de um grande numero de preços.

Pelo fato da inflação representar um aumento nos preços e desvalorizar o valor da moeda, podemos definir a inflação como um fenômenomonetário.
Conforme Pinho e Vasconcellos (2007, P.336),

Uma vez que a inflação representa uma elevação dos preços monetários, ela significa que o valor da moeda é depreciada pelo processo inflacionário. Assim, por definição, a inflação é um fenômeno monetário.

Na economia existem três tipos de inflação, geralmente um desses três é mais comum que o outro dependendo de cadaeconomia, mas dificilmente existirá somente um tipo em determinada região ou país.

2 TIPOS DE INFLAÇÃO

A inflação de demanda é quando existe muita procura e poucos bens, ou seja, quando há dinheiro demais no mercado a procura de um determinado bem, esta procura excessiva eleva o preço do produto. Na inflação de demanda sempre a procura será maior que a oferta, portanto, sempre terá maiscompradores do que produtos disponíveis, de acordo com Passos e Nogami (1999, p.418) “A inflação de demanda diz respeito ao excesso de demanda agregada em relação à produção disponível de bens e serviços”.
Este tipo de inflação faz com que o governo emita mais moeda criando uma ilusão de maior poder aquisitivo na população. Quando a moeda chega ao mercado ela já não tem o valor que...
tracking img