Inflação pressiona aumento de juros em julho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
São más notícias para os portugueses que contraíram um crédito à habitação: a prestação da casa deverá aumentar a partir de Julho, data em que o Banco Central Europeu (BCE) deverá subir em 25 pontosbase a taxa de juro directora (de refinanciamento) com o objectivo de manter a estabilidade dos preços, acreditam os economistas europeus.

A pressão inflacionista nos 17 países da zona euro poderáforçar a segunda decisão do banco central de encarecer o custo do dinheiro. A nova subida penaliza sobretudo as frágeis economias de Portugal, Grécia, Irlanda e Espanha: a taxa de juro irá subir de1,25% para 1,5%. E porquê? Porque a inflação no conjunto do euro está a também a subir. 

Em Março, a inflação bateu os 2,8% - segundo os números do Eurostat divulgados na sexta-feira - bem acima dotecto estabelecido no mandato do BCE: próximo, mas abaixo de 2%. Este é o valor mais alto da inflação na zona euro dos últimos dois anos e meio Em Portugal, a inflação de Março atingiu 3,9%, com aajuda do aumento dos impostos. É o quarto valor mais elevado entre os 17 da moeda única.

Com a taxa directora (de refinanciamento) em 1,25%, a política monetária do Banco Central Europeu parece terainda um efeito expansionista no núcleo da Europa, sobretudo na Alemanha. Os peritos esperavam que a inflação de Abril ficasse nos 2,7% (o valor de Março). Apesar de o crescimento anual dos empréstimosprivados ter diminuído na zona euro (2,5% em Março contra 2,6% em Fevereiro), os empréstimos às famílias aceleraram 3,4% ao ano e os empréstimos à habitação subiram 4,4%. Os dados do BCE demonstram quenão há uma pressão interna significativa nos preços na zona euro: a inflação resulta sobretudo da escalada internacional dos preços do petróleo e alimentos.

O BCE manteve a taxa de refinanciamentonum mínimo histórico (1%), entre Maio de 2009 e Abril de 2011. A sua prioridade é manter a estabilidade dos preços acima de qualquer outro critério de gestão da política monetária. Perante a...
tracking img