Inflação em cabo verde nos últimos 10 anos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de dezembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

[pic]

“ A Inflação em Cabo Verde”

[pic]

Elementos do Grupo:

- Ilisabete G. de P. Mendes
- Ivandra Orceny Rodrigues

Índice

INTRODUÇÃO

No nosso trabalho iremos abordar o tema, “A Inflação em Cabo Verde nos últimos dez anos”. Analisar a inflação é muito importante, uma vez que, o seu controlo, actualmente, é um dosprincipais objectivos dos formuladores da política económica.
O nosso trabalho encontra-se estruturado em 2 capítulos No primeiro capítulo iremos descortinar um pouco sobre o que é a Inflação, os tipos de inflação, as causas e as consequências desta para a economia, e como solucionar o problema da Inflação. No segundo capitulo irmos falar sobre a Inflação em Cabo Verde, analisando os dadosestatísticos que recolhemos.

I. Capítulo

❖ O que é a Inflação?

A inflação é um factor macroeconómico que se traduz numa subida generalizada dos preços. É tambem definida como a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro, ou seja, o aumento no nível geral dos preços.

❖ Tipos de Inflação

• Inflação prematura – processo inflacionário gerado pelo aumento dos preçossem que o pleno emprego seja atendido;

• Inflação reprimida – processo inflacionário gerado pelo congelamento dos preços por parte do Governo;

• Inflação do custo – processo inflacionário gerado pelo aumento dos custos de produção;

Por causa de uma redução na oferta dos factores de produção, o seu preço aumenta, com o custo dos factores de produção mais altos,a produção se reduz e ocorre uma redução na oferta dos bens de consumo aumentando seu preço. Ocorre, ceteris paribus, quando a produção se reduz.

• Inflação de demanda – processo inflacionário gerado pelo aumento do consumo com a economia em pleno emprego. Ou seja, os preços sobem porque há aumento geral da demanda sem um acompanhamento no crescimento da oferta.

Estetipo de inflação e causada tambem pela emissão elevada de moeda e aumento nos níveis de investimento, pois, ceteris paribus, passa a haver muito dinheiro à cata de poucas mercadorias.
Uma das formas utilizadas para o controlo de uma crise de inflação de demanda, é uma redução na oferta de moeda, que gera uma redução no crédito, e consequente desaceleração económica. Outra alternativa éo aumento de tributos, elevação da taxa de juro e das restrições de crédito.

❖ Causas da Inflação

A inflação se processa de diversas formas. Muitos economistas defendem que ele existe por pressão de demanda. Isto significa dizer que a demanda é maior do que a oferta, isto é, muitas pessoas procurando produtos cuja a oferta no mercado é menor. Por outro lado, muitos defendem que aInflação tambem pode surgir por pressão da oferta, ou seja, a oferta aumenta os preços, porque os sindicatos pressionam a um aumento de salário que é concedido pelo empresário, e, consequentemente repassado ao consumidor final. A inflação pode ser tambem processada de maneira administrativa, isto é, o controlo de preços pelo Governo de maneira excessiva.

O aspecto fundamental, é que a Inflaçãoconstitui um resultado de problema, vindo do próprio conceito da economia, ou seja, a alocação desses recursos, a distribuição da produção à comunidade, e em especial, quem participa directa ou indirectamente no mercado.

❖ Consequências da Inflação

A inflação é responsável por diversas distorções na Economia. As principais distorções acontecem na distribuição da renda, já que, os assalariadosnão têm a mesma capacidade de repassar os aumentos dos seus custos, como fazem empresários e Governos, ficando seus orçamentos cada vez mais reduzidos, até a chegada do reajuste; na Balança de Pagamentos (inflação interna maior do que a externa causa encarecimento do produto nacional com relação ao importado o que provoca aumento nas importações e reduções nas exportações); na Formação das...
tracking img