Inflação demanda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Inflação
Inflação é o contínuo, persistente e generalizado aumento de preços. Consideramos quatro tipos principais:
A ) Inflação de demanda: refere-se ao excessode demanda agregada em relação à produção disponível de bens e serviços na economia. É causada pelo crescimento dos meios de pagamento, que não é acompanhado pelocrescimento da produção. Ocorre apenas quando a economia está próxima do pleno-emprego, ou seja, não pode aumentar substancialmente a oferta de bens e serviços acurto prazo.
B ) Inflação de custos: tem suas causas nas condições de oferta de bens e serviços na economia. O nível da demanda permanece o mesmo, mas os custos decertos fatores importantes aumentam, levando à retração da oferta e provocando um aumento dos preços de mercado.
C ) Inflação inercial: é a aquela em que a inflaçãopresente é uma função da inflação passada. Se deve à inércia inflacionária, que é a resistência que os preços de uma economia oferecem às políticas deestabilização que atacam as causa primárias da inflação. Seu grande vilão é a "indexação", que é o reajuste do valor das parcelas de contratos pela inflação do período passado.D ) Inflação estrutural: a corrente estruturalista supunha que a inflação em países em vias de desenvolvimento é essencialmente causada por pressões de custos,derivados de questões estruturais como a agrícola e a de comércio internacional.
D ) Inflação estrutural: a corrente estruturalista supunha que a inflação em países emvias de desenvolvimento é essencialmente causada por pressões de custos, derivados de questões estruturais como a agrícola e a de comércio internacional.
tracking img