Inflação brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INFLAÇÃO BRASILEIRA DE 1929 A 1960

O CLICO QUE SE INICIOU O TAO LONGO ESPERADO PERIODO MAIS AGUDO DA RECESSÃO MUNDIAL GERADA PELA CRISE DE 1929 DURANTE A QUAL O PAÍS CONVIVEU COM ALGO RARO QUE FOIUMA DEFRAÇÃO PERSISTENTE ATÉ 1933, RESPONSAVEL POR UM RECUO PROXIMO DE 22,5% NOS PREÇOS INTERNOS MEDIDOS PELO DEFLATOR IMPLICITO DO PRODUTO, JÁ APARTIR DE 1934 A TENDENCIA DOS PREÇOS INTERNOS SEREVERTE E ATÉ 1939,REGISTRA-SE UM AUMENTO ACUMULADO POUCO SUPERIOR A 23%.
NESTA PRIMEIRA ETAPA DO CICLO INFLACIONARIO QUE MARCOU O PAIS AO LONGO DE MAIS DE MEIO SECULO DO POS-GUERRA, VERIFICOU SEPORTANTO UMA RECUPERAÇÃO PLENA DOS PREÇOS DEPRIMIDOS PELA CRISE MUNDIA, CONSTATANDO –SE EM 1939 O RETORNO AOS NIVEIS OBSERVADOS EM 1929.
A DECADA SEGUINTE EM CUJA PRIMEIRA METADE OCORREU A SEGUNDA GUERRAMUNDIAL, PRESENCIA, O QUE NA EPOCA SE PODERIA DESIGNAR COMO EXPLOSAO INFLAÇÃO ANUAL, REPPRESENTADAS POR DOIS DIGITOS.
O DOCENIO TERMINADOS EM 1949 DEVE SER VISTO, TODAVIA EM DUAS FASES, CADA QUAL COMCARACTERISTICAS DISTINTAS E OPOSTAS : A PRIMEIRA ATÉ 1944 COM TAXAS DE INFLAÇÃO ELEVADAS E CRESCENTES, SOB INFLUENCIA DOS REFLEXOS ECONOMICOS DECORRENTES DAS RESTRIÇOES PROPRIAS DO CONFLITO MUNDIAL. ASEGUNDA APARTIR DE 1945, COM TAXAR MODERADAS DE INFLAÇAO, QUANDO O GOVERNO MANTEVE CONGELADO OS PREÇOS DAS MOEDAS EXTRANGEIRAS, EVITANDO ASSIM MAIORES IMPACTOS INTERNOS POR FORÇAS DOS AUMENTOS NOSPREÇOS DAIMPORTAÇOES PÓS – GUERRAS. OS ANOS 50 REGISTRAM UMA SUBSTANCIAL ELEVAÇAO DO PATAMAR INFRACIONARIO, COM O AUMENTO ACUMULADO PROXIMO DE 460%, MAIS QUE DOBRANDO A TAXA DE CRESCIMENTO DOS PREÇOS EMRELAÇAO A DECADA ANTERIOR. MAIS COM UM COMPORTAMENTO ERRATICO DAS VARIAÇOES DE PREÇO, UMA VEZ QUE AS TAXAS ANUAIS ESTIVER OCILANDO ENTRE 12% E 25%, PARA, FINALMENTE FECHAR A DECADA COM PERTO DE 40%DE INFLAÇAO NO ANO DE 1959, (EMBORA NO ANO SEGUINTE 1960, O CRESCIMENTO DOS PREÇOS MEDIDOS PELO IGP – DI DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS RECUASSE PARA 30,5% NA VARIAÇAO DE DEZEMBRO /DEZEMBRO) . FOI UM...
tracking img