Infecções Nosocmiais

472 palavras 2 páginas
1. INTRODUÇÃO

A Pseudomonas aeruginosas é um bacilo gram negativo não fermentador de glicose, que pode ser reto ou ligeiramente curvo e móvel devido a presença de flagelos polares. Embora seja considerada uma bactéria aeróbia obrigatória,pode crescer em condições anaeróbias ,utilizando-se de nitrato para isso. (POLLACK, 1995)
As P. aeruginosas são microorganismos ubíquos; por serem encontrados no solo, na matéria orgânica em decomposição, na vegetação e na água. Também são encontradas em todo o ambiente hospitalar, em reservatórios úmidos, alimentos, flores cortadas, sanitários,pias, esfregões para piso,equipamento de tratamento respiratório e até mesmo em soluções desinfetantes. (PALLERONI et al., 1973),
As infecções causadas pela bactéria P. aeruginosas são muito comuns, principalmente em ambientes hospitalares, onde elas crescem e colonizam superfícies e pacientes.Esse microorganismo possui uma disseminação muito ampla, podendo ser encontrada em locais inóspitos .Freqüentemente ela coloniza o trato respiratório, sendo assim uma das causas mais comuns de infecções nosocomiais, entre elas a Fibrose cística.(Kiska, Gilligan, 1999; Trabulsi et al., 1999).
Esse microorganismo também é responsável por outras manifestações clínicas. Entre essas manifestações estão as infecções das vias urinárias, infecção de ouvido,de pele,pulmonar, oculares,bacteremia,endocardite,infecção no trato gastrointestinal,sistema nervoso central e sistema musculoesquelético.Podendo dizer que é uma bactéria responsável por uma grande variedade de infecções. (PAVIANI,STADNIK,HEINEK,2003).
Pacientes imunocomprometidos são com frequência infectados pela P. aeruginosa, pois é comum que haja uma ausência ou diminuição de neutrófilos, comumente chamados de pacientes neutropênicos. Normalmente esses pacientes são contaminados com a bactéria através de equipamentos respiratórios, sendo uma das causas de infecção nosocomial.(Jorge,Antonio Olavo- Princípios da microbiologia e imunologia 2008)

Relacionados