Infarto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (430 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INFARTO
O infarto é uma área localizada de necrose isquêmica. A isquemia é definida como deficiência do suprimento de sangue em uma determinada área de tecido ou órgão. Geralmente, a isquemia éproduzida por trombose ou embolia. (MONTENEGRO, 2008)
Na maioria das vezes, o infarto é consequente á oclusão arterial, mas, em determinadas circunstâncias, a obstrução venosa também produz infarto. Alemda trombose e embolia, outras causas de obstrução arterial, tais como placas ateromatosas, artrites, compressões e torções vasculares, podem determinar infarto. (MONTENEGRO, 2008)
Infarto consisteem uma área circunscrita de necrose tecidual causada por isquemia absoluta prolongada por obstrução arterial ou venosa. Se prolongada, a isquemia resulta em consumo de reservas energético na áreaafetada, provocando necrose tanto das células parenquimatosas como das estromas. O infarto pode ser branco ou vermelho (BRASILEIRO FILHO, 2009).
INFARTO ISQUÊMICO OU BRANCO
Os infartos anêmicos resultamda oclusão de artérias e ocorrem em órgãos compactos, como rins, coração e baço. Admite-se que o infarto branco tenha uma fase inicial vermelha, curta duração. O infarto branco é caracteristicamenteisquêmico, isto é, os vasos que o percorrem não contém sangue. Na periferia do infarto os vasos apresentam-se congestos (halo hiperêmico-hemorrágico). (MONTENEGRO, 2008)
INFARTO HEMORRÁGICO OUVERMELHO
Os infartos hemorrágicos correspondem a áreas localizadas de necrose, com hemorragia maciça associada. Decorrem geralmente da oclusão venosa e afetam de preferência órgão que possuem duplacirculação. São frequentes nos pulmões e intestinos. (MONTENEGRO, 2008)
No encéfalo, devido a sua riqueza em água e lípides, a necrose amolece precocemente, por essa razão, os seus infartos são tambémchamados de amolecimento. O infarto cerebral pode ser também hemorrágico, principalmente quando a necrose é produzida por êmbolos. (MONTENEGRO, 2008)
É aquela em que a região atingida tem cor vermelha...
tracking img