Infarto agudo do miocardio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Infarto Agudo Miocárdio
Trabalho por Isabel Silva, estudante de Enfermagem @ , Em 22/08/2003
5
Infarto Agudo do Miocárdio

INTRODUÇÃO

Muito se especula sobre o Infarto Agudo do Miocárdio. O que é, quais os fatores de risco, como preveni-lo, o melhor tratamento, suas seqüelas e os cuidados a serem tomados pela enfermagem neste caso são perguntas que se fazem os profissionais da saúdefrente a um caso de infarto.

O trabalho objetivou responder as principais dúvidas acima citadas.

Para melhor compreensão do assunto foram realizadas pesquisas no acervo particular, periódicos, internet e livros. Todos os autores, dentro de uma visão moderna, concordam entre si quanto à definição, fisiopatologia, melhor atendimento, principais seqüelas e cuidados prestados pelos profissionais dasaúde quanto ao paciente enfermo.

A estrutura do trabalho está fundamentada nas obras citadas nas Referências Bibliográficas. O método foi o analítico sintético, isto é, foram realizadas análises do material obtido procurando compreender melhor o Infarto Agudo do Miocárdio. De posse dessas análises, foi possível obter às sínteses, ou seja, a conclusão.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 – InfartoAgudo do Miocárdio: definição e fisiopatologia

Denomina-se "infarto no miocárdio" a necrose de foras musculares cardíacas resultantes da insuficiência critica de irrigação sangüínea na área comprometida.(sendo uma necrose do tecido do coração causado por uma isquemia - falta de oxigênio).

Na grande maioria dos casos, isquemia se origina do estreitamento ou da oclusão, por um trombo de ramosarteriais coronários já comprometidos pela arteriosclerose.

O IAM, de acordo com pesquisas, ocorre em pacientes homens que tem mais de 40 anos e apresentam arteriosclerose dos vasos coronarianos, habitualmente com hipertensão arterial. Também pode ocorrer nas mulheres e homens jovens de 30, ou até mesmo 20 anos. As mulheres que fazem uso de anticoncepcionais e fumam correm risco altíssimo.Geralmente, todavia, a incidência do infarto agudo do miocárdio é maior nos homens do que nas mulheres, em todas as faixas etárias.

A dor torácica persistente, caracterizada pelo início súbito, geralmente sobre a região inferior do esterno e abdome superior, é o principal sintoma inicial. A dor pode agravar continuamente, até se tornar quase insuportável. É uma dor violenta e constritiva, que podeirradiar-se para os ombros e braços, geralmente para o lado esquerdo. Ao contrário da dor da angina verdadeira, ela começa espontaneamente (e não após um esforço ou estresse emocional), persiste por horas ou dias e não é aliviada pelo repouso ou pela nitroglicerina. Em alguns casos, a dor pode irradiar-se para a mandíbula e pescoço. Muitas vezes, acompanha-se de aceleração respiratória, palidez,sudorese fria e pegajosa, tonteira ou confusão mental, náuseas e vômitos.

O paciente com Diabetes Mellitus pode não sentir dor intensa com o infarto do miocárdio. A neuropatia que acompanha o diabetes interfere com os neuroreceptores, atenuando assim a sensibilidade dolorosa.

2.2 – Fatores de Risco

2.2.1 – Idade e Sexo

Homens aos 50 anos tem 5 vezes mais chances de ter infarto que a mulherda mesma idade. Acredita-se que as mulheres tenham um efeito "protetor" devido a produção do hormônio estrógeno.

2.2.2 – Colesterol

Outro fator é o colesterol. Muitas vezes a pessoa tem o colesterol alto por causa de doenças hereditárias, que fazem com que o corpo não consiga produzir as enzimas necessárias para dissolver a gordura. São casos que vemos pessoas bem jovens tendo infarto.

Ocolesterol é uma substância química gordurosa presente no plasma sangüíneo e tecidos animais. Sua função principal é manter a estrutura e a permeabilidade da membrana celular e contribuir na formação de hormônios e vitamina D, logo, o colesterol é necessário no organismo, o excesso é que é prejudicial. Quando as gorduras obstruem totalmente uma artéria do coração, ocorre o infarto.

Controlar...
tracking img