Infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Prefeitura Municipal de Belém
Secretária de Educação
Unidade de Educação Infantil- Maracajá
PROJETO DE ACOLHIMENTO.

PROFESSORAS: Ana Maria, Adriane,Daniely, Ericka, Gleice, Katyanne, Mariney,Sandra.
TURMAS: Berçário- I e II.
TEMPO DE EXECUÇÃO: 01 mês
TEMA: No teu colo eu me aconchego.

JUSTIFICATIVA:
O período de adaptação é muito importante, tanto para a criança como para ospais. Constitui-se uma oportunidade de estabelecer vínculos dentro de uma convivência, que é diferente da família.
Lidar com o novo, o inesperado, traz sentimento como insegurança, ansiedade e nessesentido queremos que o primeiro contato nesse ambiente diferente do familiar não seja marcado por medo, susto, insegurança, mas marcado pelo sentimento de aconchego, respeito e credibilidade.
SegundoGisele Ortez:
“A adaptação pode ser entendida como o esforço que a criança realiza para ficar, e bem, no espaço coletivo, povoado de pessoas grandes e pequenas, desconhecidas, diferentes daqueles doespaço doméstico a que ela está acostumada”.
Há, de fato, um grande esforço com a criança que chega e que está conhecendo o ambiente da instituição, mas, ao contrário do que o termo sugere, nãodepende exclusivamente dela, adapta-se ou não á nova situação. “Depende também da forma como é acolhida”.
A qualidade do acolhimento é que garantirá a qualidade da adaptação, portanto não se trata deuma opção pessoal, mas de compreender que há um Inter jogo de movimentos tanto da criança como da UEI dentro de um mesmo processo.
Para a criança que compõe o berçário cuja faixa etária varia de 6meses a 1 ano e 11 meses percebe-se uma grande ansiedade que é refletida pelo choro. Por isso compreendemos ser interessante ações bem coerentes que venham traduzir em momentos de acolhimento.OBJETIVO GERAL:
Estabelecer relação de confiança reciproca entre professores, criança, família e UEI.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:
* Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para...
tracking img