Infancia e velhice

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Infância e velhice
A idéia de infância e velhice só se estabelece muito tardiamente na história da humanidade. Não havia violência contra a criança porque simplesmente não se distinguia infância deidade adulta. Um dia estabeleceu-se esta distinção e mais tarde as leis de proteção as crianças. Estabeleceu-se a idéia de menoridade e maioridade, e responsabilidade civil. Mais adiante seestabeleceu a terceira idade, a idéia do idoso e suas características próprias.
Não vou me alongar nestas características, uma vez que elas já são arroladas na medida em que se definem estes cortes. Queriaassinalar aqui um tema interessante para discutirmos: como estes cortes tornam-se tênues e estas idades parecem confundir-se nos dias atuais e parecemos voltar no tempos.
Crianças participam de talforma da vida adulta, opinando, desrespeitando, obtendo seus desejos sem frustrações, e em contrapartida a sociedade clama pela diminuição da idade de responsabilidade civil, pedindo até mesmo oconfinamento, enquanto os pais abandonam cada vez mais os seus filhos na adolescência.
Crianças “mal educadas” que falam de forma grosseira com os pais, ordenam de maneira imperativa as ações dos adultos,vivem “grudadas” em tecnologias (que afinal não desenvolvem as capacidades cognitivas e sociais a contento)são expostas a vida adulta descontroladamente.
Os jovens imaturos, como consequência destainfância desviante, se tornam egocêntricos, pois não sabem lidar com as suas frustrações, violentos (incluem-se a violência do bullying, das torcidas, das drogas), egoístas e incapazes de boa convivênciasocial.
Os adultos, inseridos neste contexto, permanecem com uma dificuldade grande de ouvir críticas e de aceitar qualquer coisa que não seja a satisfação de seus desejos. Tratam os paisduramente e acreditam saber tudo, não movimentam-se em direção a mudanças por estarem absolutamente satisfeitos consigo mesmos.
Por fim os idosos veem-se misturados neste contexto numa sociedade...
tracking img