Infancia negada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4924 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INFANCIA NEGADA
Segundo dado da UNICEF estima-se que haja cerca de 300.000 crianças-soldado ao redor do mundo. Essas crianças são recrutadas com o principal objetivo de serem utilizadas nas frentes de batalha, como escudos-humanos ou mensageiros, entre outras funções de risco.

A partir dos nove anos, a pesar da proibição mundial, as crianças já empunham armas e são treinadas para a guerra,além de serem expostas a agressões e, em alguns casos, a abusos sexuais. A ocorrência de tais crimes é mais intensa em países da África e do Oriente Médio, onde guerrilhas e conflitos são constantes.

Os desequilíbrios pós-traumáticos são freqüentes e de difícil tratamento, isso quando as crianças não acabam sendo mortas já na primeira batalha. São considerados seres descartáveis devido à suafragilidade e, por isso, no decorrer dos anos, o problema vem crescendo de forma desenfreada, quando uma delas morre, logo é substituída por outra que, provavelmente, terá o mesmo destino.

Em países onde o tráfico de drogas é mais intenso, como no Brasil, o problema ganha novas dimensões: crianças são retiradas do seio da família e levadas às bocas de fumo, onde, desde cedo, aprendem comofunciona o mundo do narcotráfico. Essas não deixam de ser descartáveis, têm baixíssima expectativa média de vida, dificilmente passam da adolescência.

Criticar o governo por causa de tais problemas já é uma forma bem batida de protesto, mas não se pode deixar de observar o descaso com que são tratadas essas crianças e suas famílias, que, em sua esmagadora maioria, são impotentes devido à sua posiçãosocial, situação financeira e ignorância política. O trabalho de prevenção e conscientização, além da ressocialização dessas crianças é, geralmente, desenvolvido por ONG’s e instituições de apoio independentes, uma vez que o governo faz vista grossa e, sequer os cidadãos são informados como deveriam.

Ainda há um longo caminho a ser percorrido até que medidas preventivas venham a ser adotadaspelo governo como prioridade. Milhares de crianças morrem ou têm sua vida destruída diariamente no mundo sem que se faça um trabalho sério e eficaz para reduzir esse número. A conscientização e prevenção são as melhores maneiras de reverter esse quadro.

A Era Vargas (da deposição, ao segundo governo (1951-1954)”   
autor:  Gennaro Portugal Ciotola, gciotola@gmail.com
1) As oligarquias e oprojeto nacional.
2) A deposição de Vargas e o governo Dutra: (1946 - 1950).
3) Segundo governo Vargas 1951-1954.
4) O WAR COLLEGE e seus clones, (as Escolas Superiores de Guerra impõe a ideologia da soberania nacional).
5) As relações de Vargas e as Forças Armadas.
6) Oposição a Getúlio Vargas
7) Aliados de Getúlio Vargas.
8) Realizações de Vargas.
1) As oligarquias e o projeto nacional:Segundo Miguel Bodea , o fim da segunda guerra mundial,repos na agenda das prioridades políticas , a questão da democracia,a dúvida era como faze-lo sem ter de abandonar o projeto nacional.O retorno das oligárquicas colocava em risco os avanços até então alcançados,para Vargas, a única forma de impedir o avanço das forças liberal-conservadoras, que remontavam suas máquinas com apoio dasoligarquias regionais seria através da criação de partidos políticos que pudessem enfrentá-las .Ele que no estado novo, recusou a idéia da criação de um partido único, de sustentação do regime.Haviam dois caminhos a seguir:
1) Criar um partido de viéis conservador, de expressão nacional que centralizasse e arregimentasse as forças políticas vinculadas as oligarquias locais, subordinando-as aos interessesmaiores da estratégia nacional de desenvolvimento autonomo.
2) O outro partido,de perfil popular,progressista, urbano e de massas, que mobilizaria o voto operário e popular, contrapondo-se a máquina eleitoral dos notáveis. No projeto nacional de Vargas o PTB era um componente importante, porém não exclusivo.Para ele, a implementação de um modelo de desenvolvimento capitalista autônomo passava...
tracking img