Infaestrutura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INFRAESTRUTURA E OS DESAFIOS DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS

A Infraestrutura é fundamental para o desenvolvimento econômico de um país. Sem ela, as empresas não conseguem desenvolver adequadamente seus negócios. Quando um país apresenta uma Infraestrutura pouco desenvolvida, os produtos podem encarecer no mercado interno (prejudicando os consumidores) e também no mercado externo(dificultando as exportações em função da concorrência internacional).
Os principais efeitos do processo de globalização que vem afetando a grande maioria das nações é o aumento do comércio internacional, que nos últimos vinte anos vem crescendo em níveis superiores aos do PIB mundial. O Brasil não ficou imune a este processo de crescimento do comércio internacional. No mesmo intervalo de oito anos, ovolume de transações comerciais do País (importações mais exportações) saltou de um patamar de cerca de US$ 80 bilhões para cerca de US$ 120 bilhões, ou seja, um crescimento de 50%.
O País saiu de uma posição de déficit para uma situação de superávit na balança comercial, também revelou uma série de fragilidades logísticas do País, representadas pelas condições precárias das rodovias, pelabaixa eficiência e falta de capacidade das ferrovias, pela desorganização e excesso de burocracia dos portos, tiveram como resultado o aumento das filas de caminhões nos principais portos, longas esperas de navios para a atracação, o não cumprimento dos prazos de entrega ao exterior, tudo isso resultando no aumento dos custos e redução da competitividade dos produtos brasileiros no exterior.·.Com o objetivo de quantificar e conhecer melhor ia fragilidades logísticas do País, o Centro de Estudos em Logística (CEL) do Coppead realizou uma ampla pesquisa, envolvendo a análise de dados secundários obtidos nas principais instituições brasileiras e estrangeiras ligadas ao comércio exterior, assim como o levantamento de dados primários nas maiores empresas exportadoras do Brasil.Depois de uma análise profunda a classificação dos produtos por volume e valor agregado é de suma importância quando se considera a adequação da infraestrutura logística às necessidades do País. Produtos de baixo valor agregado, transacionados em grandes volumes (em geral produtos básicos a granel), requerem sistemas logísticos de grande capacidade e baixo custo unitário, mesmo que para isso sejanecessário sacrificar certas dimensões de serviço, tais como frequência e prazos de entrega.
Mas também por sua vez, produtos de alto valor agregado e baixo volume (tipicamente produtos industrializados e conteinerizados) demandam sistemas logísticos que possam oferecer altos níveis de serviço, em termos de frequência e prazos, mesmo que para isso seja necessário sacrificar os custoslogísticos.
Sob o ponto de vista mundial, nossas exportações estão bastante diversificadas, pois englobam América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia. Essa análise mostra que o modal marítimo é não somente o mais utilizado, mas também o que mais cresceu nos últimos anos, indicando uma tendência de aumento de sua participação na matriz de transportes da exportação. Isto aumenta a importância,para a economia brasileira, de possuir portos eficientes, bem localizados e com capacidade suficiente para atender a nossas necessidades.
O Brasil possui atualmente 34 portos que movimentam cargas do comércio exterior, as chamadas cargas de longo curso. Cerca de metade deles (18) está localizada nas regiões Sul e Sudeste, sendo responsável por cerca de 75% da movimentação de cargas. O Estadocom o maior número de portos que operam o longo curso é o Espírito Santo, com um total de seis, seguido dos Estados do Rio de Janeiro, com quatro, e de Santa Catarina, com três. No que se referem ao volume movimentado nos portos, os três principais Estados são o Espírito Santo, São Paulo e o Maranhão, nesta ordem. Com exceção do Rio Grande do Sul, todos os Estados que possuem portos de longo...
tracking img