Infância x violência infantil:

Páginas: 5 (1144 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2011
[pic]

Linhares
2010

INFÂNCIA x VIOLÊNCIA INFANTIL:
Prejuízos para a sociedade contemporânea

Prof. Lisnéia Aparecida Rampazzo

Linhares
2010
DADOS LEVANTADOS NA PESQUISA REALIZADOS NO CONCELHO TUTELAR DE LINHARES:

a) Município:
Linhares.
b) Número de conselheiros existentes:
05
• Alaíde Catarina Palauro Bezerra• Edileuza Aparecida Bressamini Crevelari

• Maria Gorete Vieira

• Maria Leticia Dutra Brandão

• Maria Julia Nunes Falqueto

c) Número de crianças (0-12 anos incompletos) atendidas em 2009:
O número de crianças relatadas pelo conselho é 276 crianças
d) Principais formas de violência registradas no Conselho Tutelar em 2009: Estupro, violênciadoméstica e drogas.
e) O que mais lhe chamou a atenção nessa pesquisa:
O que realmente chamou a minha atenção foi o fato de acontecer tantos estrupos com crianças sendo os praticantes do crime pessoas bem próximos da família.

Linhares
2010
INTRODUÇÃO

Infância; Violência infantil, os prejuízos para a sociedade contemporânea são assuntos que será o tema tratado neste trabalho,falarei também neste trabalho sobre a importância de uma infância saudável para a criança e a contribuição da psicologia para a infância.

Bom, violência não leva a lugar nenhum, violência só gera mais violência e não se resolve problema algum. Separa nos adultos que temos uma maturidade maior, a violência é algo muito trágico, imagine uma criança indefesa.

Violência só traz desgosto,tristeza, rancor, rebeldia, traumas para as crianças que quando são sujeitas a qualquer tipo de violência tanto verbalmente como fisicamente fica reprimida e se sente insegura, ela pode vir a ter traumas, se tornarem delinqüentes, por que ate mesmo em muitos estudos comprovados a maioria dos menores infratores, dos marginais é falta de um vinculo chamado afeto, carinho atenção tanto materno quantopaterno, a ausência de uma família bem estruturada, a agressividade dos pais também é outro fator que proporciona esta falta de vinculo, alguns filhos frutos de gravidez indesejada, estrupo, exploração sexual.

Com todos estes fatores que geram inúmeros prejuízos para a sociedade, pois estas crianças que por conta destes fatores se tornam muito violenta, pois o cidadão não sai de casa comsegurança, em cada lugar podemos ser abordados por algum assaltante ou algum bandido, pois isso acontece com bastante freqüência.

A criança que não te dentro de casa vai procurar na rua vai buscar em furtos preencher um vazio deixado pelos pais que não tem um carinho que não tem atenção da mãe nem do pai nem em outra pessoa da família vai procurar em várias coisas erradas em atitudesabsurdas que talvez para a criança não seja tão ruim assim, por só estar querendo preencher o vazio que sente pela falta de zelo dos pais, o caminho errado que seria o caminho das drogas, da marginalidade muita das vezes escolhida como a melhor saída para os problemas em que as crianças sofrem.

A criança pode se tornar agressiva, ela pode ter vários distúrbios como, por exemplo, se tornar umapessoa amargurada, depressiva, solitária, isso prejudica bastante a sociedade, pois estás crianças podem tanto fazer falta para a sociedade se tornando uma pessoa perigosa quando na verdade ela poderia muito bem ter se tornado uma pessoa de bom caráter, uma pessoa de bem.

Mas essa questão de melhora também tem que vir por parte da criança, pois em alguns casos ela tem a melhor família domundo, tem tudo do bom e do melhor, tudo que todas as crianças desejariam ter; ter também os melhores pais do mundo e acabam se tornando pessoas de má índole.

Como no texto “O Resgate do Vínculo Mãe-bebê” em diz [...] que a maioria dos autores chama a família o primeiro grupo de pessoas ligadas por vínculos afetivos ou consangüíneos com o qual a criança tem contato. Ela tem o papel de ensinar,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Infancia x violencia infantil
  • Infância x violência infantil
  • Infância x violência infantil: os prejuízos para a sociedade contemporânea
  • Infância x violência infantil: os prejuízos para a sociedade conteporânea
  • Infância x violência infantil: os prejuízos para a sociedade contemporânea
  • Infäncia x violëncia infantil: os prejuízos para a sociedade contemporänea
  • Infância x violência infantil: os prejuízos para sociedade contemporânea
  • Infância x violência infantil: os prejuizos para a sociedade contemporânea.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!