Infância x violência infantil

Páginas: 6 (1279 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2011
[pic]

SUMÁRIO

DADOS LEVANTADOS NA PESQUISA.....................................................................3

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO.............................................................................................5
2.1 PREJUÍZOS DA VIOLENCIA CONTRA ASCRIANÇAS.....................................6

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................7

REFERÊNCIAS............................................................................................................8

Dados levantados na pesquisa

Nome do município: Macarani – Bahia

Numero de conselheiros tutelares:cinco

Numero de crianças de (0 a 12 anos incompletos) atendidas no ano de 2009:
374 crianças

Principais formas de violência registradas no ano de 2009:

Violência Física;
Violência psicológica;
Violência verbal - não raro acompanham se de violência física;
Violência infantil- trata-se de uma forma cruel de violência, pois a vitima é incapaz de se defender um exemplo é o abuso sexual decrianças

O que mais lhe chamou a atenção nessa pesquisa:

Os dados são alarmantes, pois uma cidade de população aproximada em 16.940 tem uma estatística anual de atendimento de mais de uma criança por dia. Dentre os diversos casos, houve um no ano de 2009 que chamou a atenção e a vontade de fazer justiça com as próprias mãos da população, onde um primo violentou sexualmente a uma garota desete anos e em seguida cometeu uma atrocidade ainda pior, usando uma faca afiada praticamente decapitou o pescoço da vítima, que morreu na hora, os pais da vitima encontrava se trocando de turno do trabalho, pois enquanto o pai saia para trabalhar a mãe chegava nesse período a vitima ficava com os irmãos mais velhos. O estuprador homicida, por uns julgados, doente mental, fugiu do local, porémfoi preso e entrou em confronto com a policia, onde recebeu vários tiros chegando a óbito.

INTRODUÇÃO

A violência infantil está inserida na nossa sociedade, como algo já corriqueiro e o mais lastimável é saber que a maioria dessas violências é ocorrida dentro de casa, onde geralmente é cometido pelo responsável que deveria cuidar.
A cada dia nos deparamos com uma tragédia piordo que a outra, onde pais matam filhos, abandonam- os, abusam sexualmente, espanca, enfim, uma série de ataques contra crianças indefesas, mas o que justifica tanta maldade, tanta frieza, seriam crianças frustradas reproduzindo na vida adulta aquilo que sofreu? Sim, também são uma das “justificativas”, assim como a baixa auto-estima, problemas psicológicos e psiquiátricos, os possivelmente herdadosde sua infância, desarmonia conjugal, alcoolismo e o uso de outras drogas, miséria, desemprego, frustrações de realização pessoal que são descarregadas em forma de ira e violência aos seus familiares.
O maltrato, em qualquer forma, é sempre um abuso do poder do mais forte contra o mais fraco. Afinal, a criança é frágil, em desenvolvimento, e totalmente dependente física e afetivamente dosseus pais.

DESENVOLVIMENTO

1 Prejuízos da violência contra a criança

Aqueles que sofreram qualquer violência na infância aprendem a solução de conflitos pela força - e tenderão a reproduzir esse modelo não só junto às suas famílias, mas em todas as relações interpessoais, na rua ou no trabalho.
Em muitos casos, essas crianças acabam perdendo a dignidade e aauto-estima, não confiam em ninguém e a sua saúde física e emocional fica debilitada, sofrem de falta de saúde física e mental. Os seus filhos arriscam-se a não conseguir sair do mesmo círculo vicioso de privações.
A pobreza, a falta de opções e a incapacidade dos mecanismos governamentais no que se refere a proteger as crianças excitam a violência e a exploração.
Segundo a agência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Infancia x violencia infantil
  • Infância x violência infantil:
  • Infância x violência infantil: os prejuízos para a sociedade contemporânea
  • Infância x violência infantil: os prejuízos para a sociedade conteporânea
  • Infância x violência infantil: os prejuízos para a sociedade contemporânea
  • Infäncia x violëncia infantil: os prejuízos para a sociedade contemporänea
  • Infância x violência infantil: os prejuízos para sociedade contemporânea
  • Infância x violência infantil: os prejuizos para a sociedade contemporânea.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!