Infância x violência infantil: os prejuízos para a sociedade contemporânea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

As sociedades contemporâneas passam por rápidos e profundos processos de transformações que desafiam conceitos, teorias, modelos e soluções, anteriormente consideradas eficazes para diagnosticar e resolver as crises sociais.
O século XXI está em curso e muitas questões se colocam diante de todos. O sentimento geral é traduzido pela perplexidade diante do agravamento do quadropolítico-social-econômico-ecológico do mundo. Assiste-se com indignação vários fatos na atualidade: a substituição do diálogo pela força na resolução dos conflitos de ordem mundial, o processo de enriquecimento dos países ricos mediante o empobrecimento dos países mais pobres, o sucateamento dos ecossistemas pelo desenvolvimento descontrolado, a intolerância às diferentes etnias, as altas taxas dedesemprego, e principalmente, a violência nas suas diferentes expressões.
Um dos grandes desafios da atualidade é o fenômeno da violência. Enquanto recorte do social, perpassa o cotidiano de todos de forma atordoante, sendo necessário buscar novos parâmetros para sua compreensão e enfrentamento. A violência possui ligações profundas com a desigualdade entre as classes e a exclusão social, dessaforma, seu enfrentamento não pode eximir-se da melhoria do sistema de proteção social, do fortalecimento da políticas sociais e da garantia de direitos.
No dia a dia a temática da violência está cada vez mais presente. Toma-se cotidianamente conhecimento de fatos acontecidos em diferentes partes do mundo. Uma série de situações expõe milhões e milhões de pessoas - crianças e adultos - ao sofrimento,a dor, a falta de perspectiva de viver com dignidade, respeito e liberdade. Assiste-se a crescente violência contra um amplo contingente de crianças e adolescentes em diferentes partes do mundo, vítimas da violência estrutural, característica de sociedades marcadas pela exclusão de bens materiais e culturais, pela dominação de classes e por profundas desigualdades na distribuição da riquezasocial.
A modernidade trouxe para os sujeitos a vivência cotidiana da violência nas suas micro formas, a saber: no dia a dia, em casa, nas ruas. Sendo a violência um dos temas mais inquietantes de nossa época, a todos afeta enquanto cidadãos, de todas as classes, de diferentes etnias, culturas e religiões. É, portanto, um dos grandes desafios do nosso tempo.
A violência é um tipo demanifestação que atenta contra a possibilidade de construção de sujeitos livres na sociedade e tem por referencia uma vida reduzida, alienada: não há vida em sua plenitude; sendo assim, durante sua manifestação, ela preenche o espaço da liberdade, ameaça constantemente a vida e faz alusão à morte e à destruição, conforme Adorno (1988).
Este trabalho tem como principal objetivo analisar os prejuízos que aviolência infantil trás para a sociedade contemporânea. Para isso, foi realizado um trabalho de pesquisa sobre a atuação do conselho tutelar no município de Brumado-BA. Além disso, foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre essa temática em livros e nos textos apresentados em sala de aula.

DESENVOLVIMENTO

O termo empreendedorismo social são palavras originadas da língua francesa, entretanto, o termo foi de fato difundido durante as décadas de 80 e 90 por Bill Drayton, fundador da Ashoka e por Charles Leadbeater, escritor inglês.
Embora o termo seja relativamente recente, o empreendedorismo social é uma atividade antiga.
O empreendendorismo social visa relações de confiança e respeito em programas e ações à comunidade de maneira sustentável que possibilita a melhoria decondições de vida das pessoas envolvida e beneficiada através das ações dos empreendedores sociais internos e externos na comunidade.
Os empreendedores sociais são de extrema necessidade para o desenvolvimento de novos modelos para um novo século. São responsáveis para a construção de muitas instituições que temos como referência que temos como referencia, esses empreendimentos são sem fins...
tracking img