Infância ludicidade e letramento

Páginas: 27 (6716 palavras) Publicado: 27 de fevereiro de 2011
Tema: infância Ludicidade e letramento

Palavras-chaves: aprendizagem, linguagem escrita, criança.

1-INTRODUÇÃO

Evidenciando a necessidade de um embasamento teórico para ressignificar a ação pedagógica do educador infantil, é importante que se faça uma reflexão trabalho, fornecer uma reflexão sobre como acontece à apropriação, por parte das crianças, das práticas de letramento, isto é,uso social da leitura e da linguagem escrita, colocando as atividades lúdicas como elemento mediador dentro deste processo.
Por se entender que, no espaço da educação infantil, as atividades lúdicas dão suporte ao protagonismo da criança dentro do processo de aprendizagem, espera-se salientar sua a importância como mediadoras no processo de desenvolvimento dos processos de letramento dessacriança. A partir da hipótese de que, pela brincadeira, a criança realiza atividades essenciais para o seu desenvolvimento e que, por meio desse brincar, ela alcança as formas superiores mentais ao mesmo tempo se torna participante efetiva de seu meio sociocultural, passamos então a entender a contribuição do ato de brincar para a aquisição das formas superiores de desenvolvimento, como a apropriação dalinguagem escrita e as práticas de letramento nas crianças que integram o espaço da educação infantil.

2- RESGATE HISTÓRICO DO ELEMENTO LÚDICO

As primeiras reflexões sobre a importância do brincar e a aprendizagem origina-se na antiguidade, Grécia e Roma, surge da idéia do relaxamento, necessário as atividades que exigem esforço físico e mental Platão apontava a importância de se aprenderbrincando em oposição à violência e a opressão, por outro, Aristóteles sugeria que a criança aprendia brincando com os jogos que imitavam atividades adultas como forma de preparo para a vida futura. Entretanto, não se discutia, nessa época, o emprego do jogo no ensino da leitura e do cálculo. Só posteriormente, no período da Renascença, essa preocupação aparece, quando escritores como Horácio eQuintiliano, apresentam jogos de leitura, com letras feitas de guloseimas por doceiras romanas, espécie do que hoje denominamos alfabeto móvel, utilizado por eles no ensino da leitura e ingerido pelas crianças como forma de introdução e digestão do conhecimento das primeiras letras.
Na Idade Média, passa-se por um período em que o desenvolvimento de atividades lúdicas: jogos, brincadeiras eexercícios físicos são equiparados elevação da alma ao mundo das idéias.
Com o advento do Renascimento, surgem outras concepções pedagógicas, nas quais a felicidade é considerada legítima concebe-se brincadeira como conduta livre que favorece o desenvolvimento da inteligência e facilita o estudo, divulga princípios de moral, ética e contempla os conteúdos escolares. Ao atender as necessidades infantis ojogo torna-se forma lúdica adequada para aprendizagem dos conteúdos escolares. No século XVIII, ocorre a popularização das brincadeiras e dos jogos educativos. Nesse período, quando predominava a produção de bens rurais, o brincar coletivo constituía uma atividade comum a adultos e crianças, característico por ser corporal socializado e prescindir de objetos e/ou brinquedos. Ainda hoje, em regiõesem que a sociedade rural é forte, esse brincar coletivo persiste, como elemento da cultura, do riso e do folclore local. As conquistas da Revolução Industrial, o domínio da tecnologia e a mudança da concepção de vida fundada, agora, no individualismo, no utilitarismo e no trabalho, na produção e eficiência alteraram-se a organização e a consciência social. Assim, o elemento lúdico é arrancado docotidiano adulto e adquire lugar apenas junto ao cotidiano infantil. Petri(2000) ..o brincar modifica-se segmenta-se e passa a fazer parte
da vida infantil, uma vez que a infância passa a se constituir como fase importante do desenvolvimento do ser humano, é dotada de especificidade e que a criança adquire identidade própria dentro do contexto social, neste período.
Concomitantemente, por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Infância e ludicidade
  • Infancia e ludicidade
  • Infância e Ludicidade
  • Ludicidade e Infancia
  • infancia e ludicidade
  • infancia e ludicidade
  • Infancia e ludicidade
  • Infãncia e Ludicidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!