Ines de castro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 Inês Pires de Castro, mais conhecida por Inês de Castro, nasceu em 1320 ou 1325, sendo esta data ainda incerta, na Galiza. Era filha natural de Pedro Fernandes de Castro, mordomo-mor de D. AfonsoIV e também um dos fidalgos mais poderosos do reino de Castela, pois era neto, por via ilegítima, de Sancho IV de Castela e de uma singela dama portuguesa, Aldonça Lourenço de Valadares.
Esta figurahistórica tornou-se conhecida nacional e internacionalmente pelo seu romance com D. Pedro I, filho de D. Afonso IV, rei de Portugal. No tempo de reis, em meados do século XIV, como sabemos, ospríncipes não tinham poder de escolher a sua futura mulher, sendo esta decisão da responsabilidade do rei e D. Pedro não foi uma excepção, estando comprometido com Constança Manuel, filha de D. João Manuel deCastela, tutor de Afonso IV, príncipe de Vilhena e Escalona e duque de Penafiel. Juntamente com Constança, para Portugal, veio Inês de Castro, uma das suas aias, que capta, mais tarde, a atenção dopríncipe.
No entanto, a relação, que veio a evoluir ao longo dos tempos, não era bem aceite pelo povo, pela corte e, obviamente, pelo rei, que não só tinha medo da influência dos irmãos de Inês sobreo seu filho, como também por motivos diplomáticos com João Manuel de Castela, pai de Constança. Então, em 1344, o rei mandou exilar Inês no Castelo de Albuquerque, na fronteira castelhana. Mas nem adistância conseguiu superar a paixão, pois Pedro e Inês continuaram a corresponder-se com frequência.
Quando Constança, em Outubro desse mesmo ano, morreu ao dar à luz o futuro rei D. Fernando I,Pedro mandou Inês regressar do exílio e ambos foram viver em sua casa, para óbvio desgosto de D. Afonso IV, que ainda tentou remediar a situação, propondo que seu filho casasse com outra dama, mas D.Pedro recusou, desculpando-se que ainda estava de luto por Constança. E, anos mais tarde, D. Pedro casou-se secretamente com Inês, segundo a lenda.
Sem mais alternativas, o rei D. Afonso IV, cedendo...
tracking img