Inercia - força elastica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Primeira lei de Newton
INERCIA

Um corpo que está em movimento, tende a continuar neste estado de movimento retilíneo e velocidade constante. E um corpo que está em repouso tende acontinuar em repouso. Primeira Lei de Newton ou Princípio da Inércia foi criada a partir das ideias de inércia de Galileu, Isaac Newton enunciou sua Primeira Lei com as palavras: "Todo corpo permaneceem seu estado de repouso ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas a ele". A primeira lei de Newton pode ser transcrita nestaforma: F=a.m (Aceleração*Massa será igual à força do corpo em movimento) Princípio da física dinâmica enunciado pela primeira vez por Galileu Galilei e desenvolvido mais tarde por Isaac Newton,que descreve o movimento dos corpos desprezando o efeito do atrito. Pode ser formulado da seguinte forma: “Se um corpo se deslocar em linha reta com uma certa velocidade, continuaráindefinidamente em movimento na mesma direção e com a mesma velocidade se nenhuma força agir sobre ele.”

Exemplo da lei da Inercia, um corpo em movimento tende a continuar em movimento, neste caso ospassageiros estão em movimento devido ao carro e mesmo após a parada o movimento continua até alguma força cessa-lo.

Energia Potencial Elástica A energia potencial, assim como a energiapotencial gravitacional, está relacionada à posição que o corpo ocupa. Imagine um bloco de massa m preso a uma mola de constante elástica k. Para deformar a mola é necessário realizar um trabalho queé calculado da seguinte maneira: T = kx2/2.

Se o bloco for abandonado ele adquire energia cinética, no entanto enquanto estava preso ele possuía energia armazenada, ou seja, que ainda nãohavia sido transformada em energia útil ou cinética. Essa energia armazenada é chamada energia potencial elástica e pode ser calculada através do trabalho realizado pela força elástica:

tracking img