Indutancia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

TRABALHO DE FÍSICA
(INDUÇÃO E INDUTÂNCIA)

SAM MARKUS P. BORGES

JOÃO PESSOA, ABRIL DE 2013.
Acadêmico: SAM MARKUS P. BORGES - Mat.: 109114-55



Curso: Química (Licenciatura)
Período: 2012.02

Trabalho sobre INDUÇÃO E INDUTÂNCIA

Trabalho referente àDisciplina de
Física III

Orientador: Prof. Altemar Lobão

Sumário
INTRODUÇÃO4

LEI DE INDUÇÃO DE FARADAY 5

INDUTÂNCIA 8

BIBLIOGRAFIA 11

INTRODUÇÃO
A indução eletromagnética é o fenômeno no qual um campo magnético variável produz em um circuito elétrico uma corrente elétrica chamada de corrente elétrica induzida.

Quando Oersted mostrou, através de experimentos, que uma correnteelétrica gera um campo magnético à sua volta, muitos físicos da época começaram a pensar no modo contrário, isto é, começaram a imaginar se um campo magnético poderia gerar uma corrente elétrica. A questão era saber como isso poderia ser feito, foi então que Faraday conseguiu provar que o inverso acontecia, isto é, Faraday provou que era possível um campo magnético gerar uma corrente elétrica.
Na época,acreditava-se que a corrente elétrica era um fluido e para conseguir explicar corretamente que um campo magnético gera uma corrente, Faraday teve que partir do princípio que algum tipo de movimento ou variação do campo magnético poderia provocar o movimento desse fluido. A partir desta hipótese Faraday descobriu a indução eletromagnética.
A situação da figura acima mostra o fator determinante nageração da corrente elétrica: a variação do número de linhas de campo magnético que atravessa a espira, ou seja, a variação do fluxo magnético através da espira.
Portanto, podemos dizer que com uma simples movimentação de um ímã próximo a uma espira, isto é, a um circuito elétrico fechado, é possível produzir corrente elétrica. A produção de corrente elétrica por campos magnéticos recebeu o nomede indução eletromagnética e a corrente gerada por meio desse processo é chamada de corrente induzida.

Lei de Indução de Faraday

Uma das descobertas mais importantes do que conhecemos hoje como eletromagnetismo foi feita pelo inglês Michael Faraday em 1831. Quando Faraday aproximou dois circuitos elétricos, percebeu que no momento em que um deles era ligado ou desligado, aparecia por uminstante de tempo uma corrente no outro circuito. Percebeu também que o sentido da corrente era diferente se o circuito estava sendo ligado ou desligado.
Para confirmar que era um efeito magnético, ele aproximou um ímã, e também observou o aparecimento de corrente. Essa corrente só se mantinha enquanto o ímã estava em movimento, e tinha sentido contrário dependendo se o ímã se aproximava ou seafastava. Ele também manteve o ímã fixo e movimentou o circuito, obtendo os mesmos resultados.
A conclusão de Faraday é que a variação do fluxo magnético que atravessa o circuito produz uma tensão elétrica, que dá origem a corrente. Na verdade, a própria idéia de fluxo é devida em grande parte a Faraday, que imaginava linhas de campo emanando de cargas elétricas e de magnetos para visualizar oscampos elétricos e magnéticos, respectivamente. Essa forma de pensar só seria aceita e usada de forma sistemática pelos cientistas após sua morte, mas sua importância pode ser percebida pelo fato de Maxwell ter dado a seu primeiro artigo, de 1856, o título “On Faraday’s lines of force”. Em 1861, o artigo em que Maxwell corrige a lei de Ampère foi chamado de “On physical lines of force”.
As linhas decampo dão a direção do campo em cada ponto. O fluxo de campo sobre uma superfície aberta é proporcional ao número de linhas que cruzam essa superfície (contadas como positivas se cruzam em um sentido e negativas se cruzam no sentido oposto). Na notação de cálculo vetorial, o fluxo é definido como:

O campo magnético é solenoidal, ou seja, tem divergente nulo em todos os pontos. Isso tem duas...
tracking img