Industrica grafica brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7925 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Escola DE NEGÓCIOS
CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

ALAN NOVASKI
ARIEL MAROCHI
GABRIELA RODRIGUES VIEIRA
LEONARDO SCHMITZ MOSCA
LUCAS F. V. C. CENI DE MOURA
MANOEL F. F. GALLO HOSTIN
RODRIGO BONATO

A INDÚSTRIA GRÁFICA BRASILEIRA
UMA ANÁLISE ECONÔMICA

CURITIBA
2012
ALAN NOVASKI
ARIEL MAROCHI
GABRIELA RODRIGUES VIEIRA
LEONARDO SCHMITZMOSCA
LUCAS F. V. C. CENI DE MOURA
MANOEL F. F. GALLO HOSTIN
RODRIGO BONATO

A INDÚSTRIA GRÁFICA BRASILEIRA
UMA ANÁLISE ECONÔMICA

Trabalho apresentado à disciplina Economia Industrial do Curso de Graduação em Ciências Econômicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Orientador: Prof. Fabio Tadeu Araujo

CURITIBA
2012
resumo
O texto apresentado a seguir faz uma análiseeconômica do setor da indústria gráfica brasileira.
O desenvolvimento da indústria gráfica brasileira iniciou no ano de 1808 com a instalação da sua primeira indústria gráfica, chamada Impressão Régia (atual Imprensa Nacional), implantada no Rio de Janeiro por Dom João VI, localizada no Rio de Janeiro. O setor gráfico teve seu início com certo atraso em relação a vários países, inclusive da AméricaLatina.
Após três séculos e meio da invenção da prensa com tipos móveis pelo alemão Johannes Gutenberg é que surgiu a imprensa brasileira. Fomos um dos últimos países do mundo a implantar a tipografia. Este atraso deve-se as condições impostas ao Brasil como colônia e a distância em relação à Europa.
Imprimir a Gazeta do Rio de Janeiro foi umas das principais tarefas da Imprensa Régia, com intuitode combater o então clandestino Correio Brasiliense, que era editado e impresso em Londres por Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça onde se encontrava exilado.
Atualmente o setor representa 1% do PIB e 5,8% do PIB industrial nacional e é responsável pela geração de 200 mil postos de trabalho direto distribuidos nas mais de 15 mil empresas, sendo São Paulo, o estado com maiorrepresentatividade na produção total, atingindo 56% em 2011.

Palavras-chave: Indústria Gráfica, Economia Industrial.

SUMÁRIO
1 Introdução 4
2 HISTÓRICO DA INDÚSTRIA GRÁFICA 5
2.1 Gráficas 5
3 A EVOLUÇÃO DA INDÚSTRIA 6
4 PERFIL DA INDÚSTRIA GRÁFICA - INFORMAÇÕES GERAIS 15
5 TIPOS DE EMPRESAS E SUAS PRINCIPAIS ATIVIDADES 17
6 TIPO DE IMPRESSÃO E CADEIA DE VALOR 18
7 ANÁLISE ECONÔMICADO SETOR NO BRASIL 21
8 O APOIO DA INDÚSTRIA À EDUCAÇÃO NO PAÍS 24
9 ANÁLISE DO SETOR EM 2011 25
10 PERSPECTIVAS E DADOS PRELIMINARES DE 2012 29
11 O FUTURO DA INDÚSTRIA GRÁFICA 30
12 CONCLUSÃO 33
Referências 34

Introdução

HISTÓRICO DA INDÚSTRIA GRÁFICA

A história da indústria gráfica brasileira teve seu início em 1808 quando foi instalada oficialmente a primeira gráfica, noRio de Janeiro, por D.João VI com o nome de Imprensa Régia. O setor gráfico teve seu início com certo atraso em relação a vários países, inclusive da América Latina.
Após três séculos e meio da invenção da prensa com tipos móveis pelo alemão Johannes Gutenberg é que surgiu a imprensa brasileira. Fomos um dos últimos países do mundo a implantar a tipografia. Este atraso deve-se as condiçõesimpostas ao Brasil como colônia e a distância em relação à Europa.
Imprimir a Gazeta do Rio de Janeiro foi umas das principais tarefas da Imprensa Régia, com intuito de combater o então clandestino Correio Brasiliense, que era editado e impresso em Londres por Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça onde se encontrava exilado.
Gráficas
Desde Gutenberg até a edição de A Gazeta no Rio deJaneiro, o avanço do setor gráfico foi muito lento. Este desenvolvimento tecnológico permaneceu fraco durante o século XX no Brasil. De cinqüenta anos até os dias de hoje foi um dos setores que mais se desenvolveram tecnologicamente. O setor passou por transformações importantes com a criação da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica. Através da ampliação da informática no meio gráfico, a...
tracking img