industriabra

305 palavras 2 páginas
A industrialização brasileira

Com o neoliberalismo(1990) os produtos estrangeiros tem melhor qualidade e preço do que os nacionais, por essa razão as industrias brasileiras foram obrigadas aperfeiçoarem para não perderem mercado.
As industrias concentram-se principalmente no sudeste do país, em razão da cafeicultura, visto que a elite agrária se encontra nessa região, ou seja, o capital, a mão de obra, o mercado consumidor, a fonte energética e transportadora entre outros fatores necessários ao desenvolvimento industrial. Com isso observa-se a concentração industrial, também devido a complementaridade industrial( uma industria necessita da outra). Apenas na década de 70 como a haver a dispersão dessas, com a melhoria em relação a transporte, energia e comunicação. Na década de 90 as industrias passam a se instalar em medias cidades, visto que a concentração de industrias faz com que estas tenham de conviver com diversos problemas conseqüentes do progresso, como por exemplo transito; ainda algumas pequenas e médias cidades visando se desenvolverem oferecem incentivos ficais, o que gera a chamada guerra fiscal.

Getulio Vargas (populista)
-nova constituição (1934)- modificação das leis trabalistas.
-incentivo a agricultura
-1937 Estado Novo- investimento no processo produtivo, no crescimento industrial; nacionalista, não aceitava importações e multinacionais
-2a GM-EUA empréstimo para a construção da CSN deposto em 1945

Eurico Gaspar Dutra(45-50)
-plano SALTE- saúde , alimentação, transporte, energia e educação ( acaba apenas desenvolvendo o transporte e a energia)
-importação de produtos supérfulos

GV- comete suicídio, assume o seu vice Café filho(54)
-Petrobras, Eletrobrás, BNDS

Juscelino K(56-60)
-Plano de Metas
-abre a economia para as multinacionais

Jânio Quadros(61)
-contra as multinacionais

João Goulart
-governo social, não empresarial

1964-1985 DITADURA MILITAR
-milagre brasileiro

Relacionados