Industria e tecnologia de alimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Indústria e Tecnologia de Alimentos

O Começo:
Com a sua fixação à terra, o homem, por força de sua manutenção e a dos seus, dedicou-se à lavoura e à pecuária. À medida que os grupos humanos radicados se multiplicavam e a produção de seus alimentos se expandia, desafiantes problemas se originaram. Entre estes, se avultou o dos produtos excedentes, tornando obrigatória a troca de alimentosvegetais e animais, pelos diferentes grupos. O problema do tempo para consumir estes alimentos foi agravando-se ainda mais. Meios incipientes e empíricos de conservação de alimentos foram aos poucos introduzidos, possibilitando o avanço da produção agropastoril. Com o crescimento populacional, afigurou-se de maior dimensão a necessidade de consumo e para isso a de produzir. Essa situação inspirou acriação e o progresso da industria alimentar, consolidado pelo desenvolvimento da “ Tecnologia de Alimentos”.
A Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos define Tecnologia de Alimentos como sendo a aplicação de métodos e da técnica para o preparo, armazenamento, processamento, controle, embalagem, distribuição e utilização de alimentos.
Importância da tecnologia de alimentos:
•A Tecnologia de Alimentos inclui a seqüência de operações desde a seleção da matéria-prima até o processamento, preservação, conservação, armazenamento, distribuição e consumo.
• A industrialização dos produtos agropecuários pode contribuir consideravelmente na melhoria da dieta de um país e do estado nutricional dos seus habitantes. Para que se possa alcançar um bom rendimento, deve a tecnologiade alimentos está intimamente associada aos métodos e progressos da produção agrícola de um lado, e aos princípios e práticas da nutrição humana, do outro lado.
• Há ainda quem duvide da utilidade de incluir na dieta produtos alimentícios industrializados porque a elaboração pode destruir, em pequena proporção, os nutrientes. Nos últimos tempos tem-se conseguido reduzir consideravelmente essasperdas pelo uso de técnicas aperfeiçoadas. Além também de se ter uma boa oportunidade, para aumentar o valor nutritivo de certos alimentos de consumo, com determinados nutrientes (proteínas, vitaminas, ferro, cálcio, etc.), que são deficientes no produto original.
• A tecnologia de alimentos tem importância para os países em desenvolvimento ou desenvolvidos porque, reduzindo as perdas dosalimentos, aumentará a sua disponibilidade.
• Com a utilização da indústria de alimentos consegue-se um fornecimento mais uniforme de alimentos durante todo o ano. Com a tendência da concentração da população nas cidades, torna-se necessário colocar à sua disposição produtos alimentícios elaborados e orientá-la em matéria de nutrição.
• O papel da ciência e da tecnologia de alimentos é o de corrigirtais deficiências e, para tal, deve utilizar os conhecimentos propiciados pelas diversas ciências correlatas Quatro áreas são fundamentais neste processo: Biologia, Nutrição, Química e Engenharia.
Nutrição: A nutrição como uma das áreas que servem de base à tecnologia de alimentos tem por fim pesquisar as necessidades básicas em nutrientes para cada pessoa, bem como oferecer ao povo conhecimentosbásicos dos princípios de nutrição indispensáveis à manutenção da saúde.
Função do nutricionista na indústria e tecnologia de alimentos:

Fundamento Legal: Incisos I, II, III, IV, V, VI e X. Artigo 4º, Lei n. º 8.234/91.

Compete ao Nutricionista, no exercício de suas atribuições na área de indústria de alimentos, elaborar informes técnico-científicos, gerenciar projetos de desenvolvimento deprodutos alimentícios, prestar assistência e treinamento especializado em alimentação e nutrição, controlar a qualidade de gêneros e produtos alimentícios, atuar em marketing e desenvolver estudos e trabalhos experimentais em alimentação e nutrição, proceder analises relativas ao processamento de produtos alimentícios industrializados.


1) DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS:
1.1. Para realizar...
tracking img