Industria moveleira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INDUSTRIA MOVELEIRA – 64 FUNCIONÁRIOS

Na industria moveleira, mobila segura, foram encontrados os seguintes riscos:

RISCO FISICO:

Na indústria moveleira o fator de risco físico preponderante é o ruído, devido a maquinas e equipamentos encontrados principalmente nos setores de produção:

Medidas de controle:

■ Efetuar manutenção preventiva das máquinas, incluindo a afiação dasferramentas de corte, com regularidade.
■ Proteger todo o sistema de transmissão de força como polias, correias e engrenagens.
■ Isolar ou enclausurar máquinas e equipamentos ruidosos, utilizando materiais não lisos para prevenir a reverberação do som.
■ Colocar biombos constituídos de materiais apropriados (lã de vidro, isopor, cortiça) de forma a criar uma barreira ao ruído.
■ Disponibilizarprotetores auditivos, conscientizar e treinar os trabalhadores para o seu uso eficaz, em ambientes cujas medidas de proteção coletiva ainda não foram adotadas ou que são insuficientes para redução do ruído a níveis adequados.

RISCO BIOLÓGICO:

Na indústria moveleira, pode ser considerado como fator de risco biológico a exposição aos fungos causadores de micoses e aos esporos do bacilocausador do tétano que podem estar na madeira bruta a ser manipulada. Como em outros ramos de atividades, os trabalhadores que executam a limpeza das instalações sanitárias e os envolvidos na coleta de lixo podem estar expostos a microorganismos diversos.
Medidas de controle:
■ Disponibilizar para o trabalhador que esteja exposto a agentes biológicos os equipamentos de proteção individual adequadospara suas atividades, como luvas, botas, máscaras, óculos de proteção, avental e uniforme.
■ Propiciar a vacinação contra tétano, febre tifóide e hepatite A aos trabalhadores potencialmente expostos aos agentes biológicos.
■ Promover treinamento sobre noções básicas de bons procedimentos para os trabalhadores envolvidos na limpeza das instalações sanitárias.

RISCO ERGONÔMICO:

Na industriamoveleira o risco ergonômico são encontrados, principalmente nos seguintes setores: montagem inicial e final, tapeçaria, recepção e portaria que esta diretamente relacionado aos aspectos biomecânicos, tais como: Postura inadequada, uso de força excessiva e repetição de movimentos.
Esses fatores de risco, associados ao tempo de exposição do trabalhador, podem contribuir para o aparecimento dedistúrbios psicológicos e musculares tais como fadiga visual, lesão ocular, lacrimejamento, dores de cabeça e musculares, distúrbios oesteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), tensão psicológica, ansiedade e depressão.

Medidas de controle:
As medidas de controle envolvem equipes multidisciplinares para a adequação dos processos de produção, equipamentos e mobiliários. As maisimportantes são referentes à organização geral do trabalho e adoção de postura confortável (fisiológica). A humanização e valorização do trabalhador são medidas importantes na atenuação dos fatores de riscos psicossociais.

RISCO DE ACIDENTE:

Na indústria moveleira, as partes móveis das máquinas, equipamentos e ferramentas representam a maior probabilidade de riscos de acidentes, abrangendo pontosde operação, mecanismos de transmissão de força (polias, correias, conexões de eixos, engrenagens), mecanismos de alimentação e partes auxiliares da máquina. Dentre as várias situações potenciais para a ocorrência de acidentes, destacam-se: Retrocesso da madeira durante a operação de corte; Contato acidental com o disco de corte, devido à ausência ou falta de ajuste da
coifa protetora; Choqueelétrico, devido a falhas de instalação e de aterramento das máquinas; Área de trabalho obstruída, com falta de sinalização adequada; Incêndio provocado por instalações elétricas inadequadas e/ou acúmulo de materiais de fácil combustão; Falta de orientação e treinamento, para utilização das máquinas, equipamentos e ferramentas; Falta ou uso inadequado de equipamentos de proteção coletiva ou...
tracking img