Industria medicamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
|

1.Introdução:
A Indústria farmacêutica é responsável por produzir medicamentos. É uma atividade licenciada para pesquisar, desenvolver, comercializar e distribuir drogas farmacêuticas. Muitas das companhias da indústria farmacêuticas surgiram nos finais do século 19 e início do século 20. As principais descobertas aconteceram em torno das décadas de 1920 a 1930. Nos últimos anos surgiramno Brasil os medicamentos genéricos que são alternativas às medicações tradicionais.
De um modo geral, uma indústria farmacêutica fabrica e comercializa seus medicamentos somente após um longo processo de pesquisas, descobertas e testes dos remédios desejados, após meses ou anos de investimentos. Quando um medicamento é fabricado através de uma fórmula descoberta por uma determinada empresa,busca-se a obtenção de patentes, para que outras indústrias tenham que pagar royalties, caso desejem também fabricá-lo. A maior parte do investimento é recompensada pelo lucro advindo da venda de royalties e da comercialização direta dos medicamentos.

Porém, as indústrias farmacêuticas, principalmente nas últimas décadas, sofrem por possuírem uma imagem negativa, fruto da relação entresaúde e mercado.As pesquisas na área, para busca e aperfeiçoamento de determinados medicamentos, podem chegar à casa dos bilhões de dólares.

Em ambito internacional, a indústria farmacêutica se caracteriza como um oligopólio diferenciado baseado na inovação e nas ciências, pois a criação de novos produtos é prioritário em relação às economias de escala e custos de produção. O setor farmacêutico se caracterizapor uma forte dinâmica centrada em pesquisa e desenvolvimento, produção industrial e comercialização com altos investimentos e estratégia de competição focada na diferenciação de produtos.

O estagio supervisionado em industria farmacêutica ocorreu nas instalações da Faculadade Anhanguera de Anapolis no período de 10 de agosto de 2011 à 31 de agosto de 2011 onde ali podemos ter uma pequenanoção do que acontence em uma industria farmacêutica juntamente com as funções do farmacêutico na mesma.

2.Objetivos:
1.Capacitação acadêmica para o exercício profissional na indústria farmacêutica e áreas afins, através da participação e vivência prática dos conhecimentos básicos, técnicos e científicos, adquiridos no decorrer das disciplinas do curso de farmácia.
2.Promover o estudo, aconvivência e o trabalho em grupo.
3.Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.
4.Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão
3.Desenvolvimento:
3.1.Indústria de Medicamentos: Organização e distribuição setorial:.

Desde a chegada da matéria-prima em uma indústria farmacêutica até a saída do produto final, muitos são os departamentos ou setoresenvolvidos para garantir que o medicamento chegue até as mãos do consumidor dentro do prazo estabelecido e com a qualidade exigida pelos órgãos regulatórios, como a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Os materiais que são obrigados a passar por um controle de qualidade, como as matérias-primas e material de embalagem, são amostrados e enviados para o laboratório de controle dequalidade e laboratório de controle em processo, respectivamente.As indústrias farmacêuticas devem possuir, no mínimo, dois laboratórios de controle de qualidade: um chamado laboratório físico-químico e outro chamado laboratório microbiológico.

O laboratório físico-químico se encarrega das análises físicas (ex.: cor, pH, granulometria, aparência, etc.) e das análises químicas (ex.: doseamentos porespectrofotometria, cromatografia, gravimetria, etc.).Já o laboratório microbiológico se encarrega de analisar se a quantidade de microrganismos presentes no material recebido está dentro das especificações vigentes. Também é responsável por determinar o teor de princípio ativo no material recebido.
As especificações para as análises realizadas nos laboratórios de controle de qualidade são...
tracking img