Industria do entretenimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO ESTADUAL JOÃO XXIII

EDUCAÇÃO DE FÍSICA

CERES - GO
Colégio Estadual João XXIII
Ceres – Go
Progressão de Educação Física
Aluno: José Pedroso Soares Neto

A INDÚSTRIA DO ENTRETENIMENTO

INTRODUÇÃO

Este trabalho irá falar sobre a Indústria do Entretenimento e o que a envolve.
Denominado “linguagens do entretenimento”, o conceito refere-se a uma ampla esfera de comunicação dacultura, um espaço semiótico em que sistemas de signos baseados em diversas mídias estão em interação, colocando a cultura como um todo em movimento e reordenando as práticas humanas em razão de seu caráter de linguagem.
A indústria do entretenimento é uma das que mais cresce no mundo . Desde grandes shows de música, a espetáculos artísticos e apresentações multidisciplinares, o mercado seamplia rapidamente exigindo dos produtores, artistas e também do público, um crescimento maior sobre seus direitos e deveres.
O Esporte também contribuiu para esse meio. Os EUA, com a invenção do beisebol como forma de passatempo, em 1860.
O período em que o indivíduo destina-se ao entretenimento é determinado pelo horário de trabalho e também pela natureza da atividade que ele desempenha.A partir disso é que se pode determinar o quanto será destinado ao lazer. É preciso observar, no entanto, que existem algumas relações entre trabalho e lazer. Há pessoas que priorizam o trabalho, pois encontram prazer e satisfação nisso; outras, o lazer; e ainda aquelas que mantêm um equilíbrio entre os dois.


A INDÚSTRIA DO ENTRETENIMENTO
A indústria do entretenimento também chamadapela expressão da língua inglesa show business refere-se a várias esferas que envolvem as artes performáticas, de seu lado financeiro, ao criativo passando também pelo estrutural.
A indústria do entretenimento que cativa o mundo; EUA vendem diversão e arte, estão entre os produtos mais rentáveis.
Em nenhum lugar do mundo a indústria do entretenimento é tão poderosa e rentável como é nosEstados Unidos. Das 100 maiores bilheterias do cinema de todos os tempos, 93 são produções exclusivamente americanas. Os EUA detêm 25% do mercado mundial de filmes e um terço das vendas do mercado fonográfico mundial está concentrado no mercado americano. Anualmente, os 300 parques temáticos americanos arrecadam 14 bilhões de dólares – cerca de quatro vezes a receita gerada pelos turistasestrangeiros no Brasil, por exemplo. É curioso notar que a indústria do entretenimento americana não é valiosa apenas pelo que arrecada ao redor do mundo – os americanos ainda são os maiores consumidores de seus próprios produtos. Um terço das vendas de CDs do mundo, por exemplo, acontece dentro do próprio país. Metade do faturamento de Hollywood é doméstico.
Ainda assim, para sobreviver é essencial aessa indústria ganhar o mundo. Para tanto, o cinema é a principal arma. Os EUA têm em Hollywood, desde os anos 20, a comissão de frente de sua força cultural. É através do cinema que se açula o gosto dos fregueses estrangeiros a abre-se caminho para novas fontes de lucro. De acordo com dados da Associação de Filmes da América (MPAA, na sigla em inglês), em 2007, as produções americanas arrecadaram26,7 bilhões de dólares – destes, 17,1 bilhões exclusivamente em bilheterias no exterior. Em relação a 2006, houve um aumento de 4,9% nas bilheterias americanas ao redor do mundo.
A influência e o sucesso comercial do cinema dos EUA são tão grandes que o governo de alguns países, como a França, chega a lançar mão de medidas restritivas para proteger as produções nacionais da invasãoamericana. Graças aos esforços do governo francês, os filmes de Hollywood hoje formam apenas um terço do que é lançado no país.
* Música - O sucesso da indústria musical não fica atrás. O país é uma fábrica de pop stars. Michael Jackson, Madonna e Britney Spears são alguns exemplos – Michael talvez o maior deles. Nenhum outro artista das últimas décadas gerou tanto dinheiro quanto o cantor. Estima-se...
tracking img