Industria de sorvetes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a utilização do marketing em uma indústria de sorvetes. Demonstraremos que para alcançar o sucesso da organização é preciso levar em consideração vários critérios como público alvo, o produto, o ambiente onde atua entre outros.
Será apresentado o portfólio de negócios da indústria e a sua análise dentro da abordagem da MatrizBCG (Boston Consulting Group), a partir dessas informações será formulada a estratégia de crescimento para um dos produtos do portfólio. Veremos ainda que para a determinação do preço do produto é necessário analisar diversos fatores, tais como mercado de atuação, público alvo e fatores internos e externos que podem afetar a estratégia de preço.
Este trabalho se faz relevante na medida emque é capaz de avaliar a situação da empresa com relação ao mercado, colaborando dessa forma para a utilização de estratégias que irão assegurar a continuidade e o sucesso da organização dentro do ambiente onde atua. Em um mercado altamente competitivo, é de suma importância que as empresas possuam flexibilidade em seus negócios, procurando inserir no mercado produtos diferenciados que possamatrair os consumidores.
Para a classificação da metodologia da pesquisa que fundamentou o trabalho, considera-se o critério proposto por Vergara (2004 apud Santos, 2008, p.103). Quanto aos fins, trata-se de um estudo descritivo, pois se limita a abordar o processo de Marketing dentro de uma Indústria de Sorvete. Quanto aos meios, trata-se de uma pesquisa de cunho teórico realizado por meio desites da internet e pesquisas bibliográficas.


















2 EMPRESA


A DELICATTI – Indústria de Sorvetes Amigos Unidos Ltda, é uma micro empresa que atua no mercado de fabricação de sorvetes desde 2006, tendo como compromisso a excelência na qualidade dos seus produtos oferecidos aos clientes. Na busca da excelência de seus serviços, a DELICATTI investe norespeito e na valorização do consumidor, de forma a estabelecer padrões de qualidade, integridade e honestidade no exercício profissional, preservando sua imagem institucional.
As medidas adotadas pela DELICATTI na industrialização de seus produtos a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos alimentícios por ela produzidos são orientadas e regulamentadas portécnicos específicos, com o objetivo de prevenir, reduzindo a um nível aceitável ou eliminando qualquer contaminação que possam comprometer a saúde de seus consumidores.
Os produtos DELICATTI trazem nas suas embalagens orientações de contato com a empresa, de forma a estabelecer um canal formal de comunicação com seus consumidores parceiros. Os rótulos dos produtos contem todas as informaçõesnutricionais de formulação e peso, inclusive instruções incentivando seus consumidores a adotarem atitudes conscientes e responsáveis de consumo com descarte adequado de embalagens.
A empresa desenvolve periodicamente atividades educativas, sobre segurança, meio ambiente e saúde relacionada à atividade da empresa. Nos treinamentos são transmitidas orientações sobre higiene pessoal, com anecessidade do uso de uniformes, toucas e calçados adequados, limpeza e higienização preventiva dos equipamentos, a empresa conta também com serviço de consultoria técnica na área de engenharia de alimentos com o objetivo de melhorar a seleção e utilização da matéria-prima assegurando a qualidade do produto final.






2.1 MISSÃO

A definição da missão de uma empresa orientada para omercado tem por objetivo definir o propósito da organização, definir com clareza o motivo pelo qual a ela existe, segundo Kotler e Armstrong (2010, p. 31) “Uma declaração de missão é uma declaração do propósito da organização – O que ela quer realizar num ambiente maior”.
Baseado no conceito de que a missão da empresa define o seu propósito, ficou estabelecido que a missão da DELICATTI é...
tracking img