Industria de soda e cloro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8139 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
03/10/2012
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS TECNOLÓGICAS E DA NATUREZA
CURSO DE ENGENHARIA QUIMICA
PROFESSOR – IRINEU VIEIRA DA SILVA JÚNIOR







Indústria de Soda e Cloro








Fernando Hudson
João Luiz Mattos






VASSOURAS
SUMÁRIO:

1 – INTRODUÇÃO

1. – Introdução
2. – Histórico
3. – Características básicas do setor
4. – Custos de produção
5. – Aplicaçõescomerciais
6. – Aspectos tecnológicos
7. – Aplicações comerciais

2- ETAPAS DA PRODUÇÃO DE SODA E CLORO

2.1 – Eletrólises com célula a diafragma
2.2 – Eletrólises com célula a mercúrio
2.3 – Eletrólises com célula de membrana
2.4 – Produtos finais
2.5 - Processos eletrolíticos
2.6 - Perfil do Consumo de Soda-Cloro no Brasil
7. - Questões Ambientais

3– CONCLUSÃO

4 - REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS







INTRODUÇÃO

A fabricação da barrilha da soda cáustica e do cloro constitui uma das mais importantes entre as indústrias químicas pesadas. Estas substâncias estão nas vizinhanças do ácido sulfúrico e da amônia quanto ao montante do valor do respectivo consumo. As aplicações são tão diferentes que é difícil haver um bem de consumo que, num certo estágio da suafabricação, não tenha dependido do cloro e dos álcalis. Além dos produtos derivados direta e ou indiretamente do cloro e da soda, como os defensivos agrícolas, o alumínio, os remédios, os produtos de higiene, os tubos de PVC, as tintas, os tecidos, vale lembrar sua importante aplicação no tratamento de potabilidade da água para o uso humano.
Modernamente, pelos processos mais utilizados para a produção docloro, da soda e de outros produtos halogenados, normalmente obtidos nas respectivas plantas do setor, como
o ácido clorídrico e o hipoclorito de sódio, produto ativo da água sanitária, são necessários basicamente três insumos: sal, água e energia elétrica.
O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar detalhadamente o processo de produção de soda e cloro na indústria, levando emconsideração suas particularidades e principais aspectos ambientais.



















2. - Histórico:

Tão antigo quanto a humanidade, o sal já foi objeto de culto e até mesmo troca (dinheiro), sua distribuição foi até mesmo utilizada como armas políticas pelos antigos governantes e nos países do oriente eram grandes os impostos sobre o sal. O sal é hoje uma mercadoria básicapara a vida cotidiana e também matéria prima básica para muitos compostos químicos como o hidróxido de sódio, o carbonato de sódio, o sulfato de sódio, o acido clorídrico, os fosfatos de sódio, o clorato e o clorito de sódio.
A produção eletrolítica da soda cáustica era conhecida no século XVIII, mas somente a partir de 1890 o álcali passou a ser produzido desta forma para o consumo industrial.Até pouco antes da Primeira Grande Guerra, a quantidade de soda cáustica vendida como co-produto do cloro eletrolítico era quase desprezível em comparação com a quantidade proveniente da calificação da barrilha. Em 1940 a soda eletrolítica principiou a superar a soda cáustica da barrilha e, em 1962, esta última tinha quase desaparecido.
A primeira patente associada ao uso industrial do cloro datade 1799 e destinava-se ao alvejamento. A demanda com esta finalidade levou ao desenvolvimento dos processos Weldon e Deacon, baseados no ácido clorídrico, durante a última metade do século XIX. No processo Weldon, a oxidação era realizada pelo dióxido de manganês, enquanto no processo Deacon usava-se o ar com o cloreto de cobre funcionando como catalisador.
O desenvolvimento de equipamentogerador de corrente contínua, de grande capacidade, na altura do final do século XIX, tornou obsoleto o processo de calificação e, nos meados do século atual, mais de 99% da produção mundial de cloro eram obtidos pelo processo eletrolítico.
Praticamente a totalidade do cloro produzido na indústria atual é produzido a partir do cloreto de sódio, essa indústria é responsável pelo consumo de 45% do...
tracking img