Industria de soda e cloro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (711 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Cloro

O cloro é um elemento da família dos halogênios. O cloro gasoso ou líquido, não é explosivo ou inflamável, mas ele pode suportar a combustão, e reage com muitas substâncias. O cloro é poucosolúvel em água. O cloro líquido é obtido por meio da eletrólise de uma solução de cloreto de sódio e água. A aparência inicial é a de um gás amarelo-esverdeado e é cerca de uma vez e meia mais pesado que a água. O gás cloro é pressurizado à baixa temperatura para ser liquefeito, transformando-se num líquido claro de cor âmbar (amarelo escuro), e é duas vezes mais pesado que o ar, e tem um odorcaracterístico e penetrante. Comercializado na forma de gás, e seu transporte é feito em carros-tanque e cilindros de 900 Kg. Sob pressão atmosférica, a temperatura de ebulição é de 34° Celsiusnegativos (-34 ° C) e congela aproximadamente a 101 graus negativos (-101° C). Um volume de cloro líquido, quando evapora, produz cerca de 460 volumes de gás. Embora o cloro seco (gás ou líquido) normalmentenão reaja ou corroa alguns metais, como cobre ou aço carbono, ele é fortemente reativo (extremamente corrosivo) quando há umidade presente.

Propriedades Químicas:

a)Sendo muito eletronegativo,o cloro ataca a maior parte dos metais. Estas reações são muito vivas, havendo liberação de luz e calor (combustão, onde o cloro é o comburente) será tanto mais viva quanto mais eletropositivo for ometal. Reage também com ametais, como o fósforo e o iodo, formando tricloreto ou pentacloreto de fósforo e cloreto de iodo.

b) reage com o hidrogênio (reação fotoquímica), formando o gás clorídrico(HCl). Se a mistura for feita na ausência de luz, não há reação, e na presença de luz solar direta, a reação é explosiva.
c) reage com água formando ácido clorídrico e ácido hipocloroso (água decloro).
d) reage com soda cáustica a quente, formando cloreto e clorato de sódio.
e) desloca bromo e iodo em brometos e iodetos, e oxida cloretos de metais e ametais deNox inferiores, como cloreto...
tracking img