Industria de petroleo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3806 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A INDÚSTRIA PETROQUÍMICA
A indústria petroquímica brasileira tem suas origens no governo militar, mais precisamente na década de 1970, quando foram construídos no país o polo petroquímico de São Paulo em 1972, posteriormente o polo de Camaçari (BA) em 1978 e logo em seguida, já na década de 80, o polo de Triunfo (RS) em 1982.
A indústria petroquímica é internacionalmente uma atividadecaracterizada por grandes empresas e grandes unidades produtivas. O padrão competitivo do setor está extremamente vinculado a escalas elevadas de produção e á necessidade de aplicação intensiva de capital. Química e petroquímica respondem de forma expressiva a ciclos de crescimento da economia, pela sua própria natureza criadora de substâncias as indústrias químicas têm expandido progressivamente seu campode atuação. Química e petroquímica tendem a ocupar mais e mais espaço na economia do mundo moderno, já que sua base científica e seu dinamismo tecnológico permitem o barateamento constante dos produtos, a substituição de materiais tradicionais e a conquista de novas utilidades e mercados.
A tradição tecnológica é possivelmente a característica principal da petroquímica, o que obriga aexistência de uma ampla base econômica e financeira para financiá-la. Trata-se também de setor em que a demanda cresce regularmente enquanto a oferta avança aos saltos, gerando desajustes estruturais de efeitos graves nos preços e na rentabilidade das empresas. Para se precaverem as principais companhias vêm buscando mecanismos de proteção: Internacionalização comercial e industrial, com produçãodescentralizada; compartilhamento de capacidade produtiva com outras empresas; lançamento de produtos diferenciados, menos sujeitos a flutuações de preços.
O primeiro produto petroquímico – exclusive o negro de fumo – fabricado em escala industrial foi o álcool isopropílico, produzido pela Standard Oil (N.J), em 1920.
Conversões Químicas
Os petroquímicos são fabricados, em grande parte, medianteconversões químicas, e muitas das reações envolvidas são complicadas e constituem novidades. A maior parte é caracterizada por um processo contínuo em grandes volumes, sob controle de instrumentação moderna. Muitas delas são controladas globalmente dentro do sistema, por intermédio de computadores.
Utilidades
Nas plantas petroquímicas são necessárias unidades de co-geração onde geram a eletricidadenecessária para a petroquímica e a sua refinaria de petróleo para conversão da nafta nas atividades de craqueamento.
É gerado em unidades de produção o vapor superaquecido onde são canalizados através de tubulações isoladas para serem transportados para unidades das turbinas nas usinas, que produzem eletricidade.
Estes processos também geram outros produtos operados nas unidades de utilidades como,por exemplo, o excesso de vapor, água industrial, água ultra-pura, nitrogênio, oxigênio e ar comprimido.
Processo de Fabricação
Três rotas principais definem o estudo dos produtos petroquímicos, envolvendo a manipulação de olefinas, compostos aromáticos e gás de síntese. Seu uso merece destaque, sendo o etano, o propeno e o butadieno as matérias-primas mais relevantes.
Geralmente, altosinvestimentos são feitos em plantas que utilizam matérias-primas pesadas, as quais requerem craqueamento para obtenção dos produtos químicos básicos. Assim quando matérias-primas mais leves são empregadas, necessita-se de um investimento menor. A petroquímica é uma transformadora que através de processos químicos de craqueamento onde convertem á nafta em eteno, propileno e outros produtos nas etapas doprocesso, convertendo em compostos básicos da produção de plásticos.
Tendo dois processos chaves na conversão da nafta em compostos básicos do plástico que são o craqueamento e as combinações da nafta com outros derivados do petróleo, como por exemplo, a gasolina e GLP (Gás Liquefeito de Petróleo).
O Petróleo no Brasil
Quando falamos sobre o petróleo, muitas pessoas têm a errônea impressão...
tracking img