Industria cultural

Páginas: 2 (315 palavras) Publicado: 20 de abril de 2013
A transformação das artes em negócios fornece às obras o status de produto, há um constante ideal de mercado na produção da cultura, que de despretensiosa passa a ser focalizada a um públicoespecífico, passa ao estado de coisa, como um objeto produzido pelo capitalismo para gerar uma satisfação. Sentimento esse que mesmo momentâneo tem como objetivo gerar lucros aos idealizadores . Osindustriais criam padrões para tais produções sob o argumento de levar cultura a todos, segmentam suas entregas e ainda amparados por este mesmo aspecto justificam a baixa qualidade da produção.
Paratal disseminação os produtos devem ser padronizados e para tanto as necessidades dos consumidores aqui entra o modo de ciclo consumo da produção cultural contemporânea: onde a partir dela fortalece anecessidade de um produto que a atenda, sem satisfazer, para que o consumidor volte a consumir como forma genuína de manifestação da cultura.
As autonomias de nossas escolhas para Adorno eHorkheimer estão sob domínio da chamada Indústria Cultural que estuda e classifica os sujeitos e com a ajuda dos meios de comunicação introduz nos consumidores as idéias possíveis para influenciar nossaspreferências.
A indústria cultural se estabelece em um estado tão permanente de presença no ambiente dos sujeitos que mesmo os consumidores que não acreditam estar consumindo um produto cultural comcerteza o estão. Neste sentido, o estabelecimento de vanguardas artísticas e até mesmo a busca por uma arte mais pura acabam por levar os consumidores a andar em círculos e a se deparar com odomínio do capital financeiro e da busca por um perfil de consumidor já classificado, filtrado pela formação de seu habitus, homogeneizado e mantido por uma endogamia também naturalizada.
Na rotinatravestida de natureza, a linguagem faz a ligação e estabelece o reconhecimento do sujeito em suas escolhas e também dos produtores de bens culturais que em sua pretensão esperam ser reconhecidos pelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • industria cultural
  • Indústria cultural
  • industria cultural
  • A INDÚSTRIA CULTURAL
  • Industria cultural
  • Industrias culturais
  • Industria cultural
  • Industria cultural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!