Industria cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1650 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
→ Índice

Introdução............................................................................................. 3

O que seria a indústria cultural?............................................................ 4

Objetivos da indústria cultural................................................................ 5

Indústria cultural noBrasil...................................................................... 5

Citações a respeito à indústria cultural................................................... 8

Referências Bibliográficas....................................................................... 9



→ Introdução

Nos dias atuais a cultura se tornou um produto, muito lucrativo por sinal, visando não mais apenas o conhecimento, a educação e o entretenimentodos seus adeptos, a cultura se transformou em uma indústria, cuja está funcionando a todo vapor, atraindo cada vez mais seguidores, universalizando o seu conteúdo, tendo como principal protagonista a televisão. Além de mudar pensamentos e definir a tendência, se tornou algo essencial na vida dos seres humanos, mas, principalmente, manipuladora de pensamentos.

→ O que seria a indústria cultural?Indústria cultural é o nome dado a empresas e instituições que trabalham com a produção de projetos, canais, jornais, rádios, revistas e outras formas de descontração, baseadas na cultura, visando principalmente o lucro. A arte seria tratada simplesmente como objeto de mercadoria, estando sujeita as leis de oferta e procura do mercado. Ela encorajaria uma visão passiva e acrítica do mundo aodar ao público apenas o que ele quer, desencorajando o esforço pessoal pela posse de uma nova experiência estética. As pessoas procurariam apenas o conhecido, o já experimentado. Por outro lado, essa indústria prejudicaria também a arte séria, neutralizando sua crítica a sociedade.

A principal forma cultural construída por essas indústrias é a televisão, que ensina e forma indivíduos cada vezmais cedo. Nela podem-se observar diferentes temas e culturas expostas a qualquer horário e idade. Os conteúdos nela existentes possuem mensagens subliminares que conseguem escapar da consciência, o que tende a provocar alienação. Diante disso, pode-se perceber este meio cultural como um produto bom que é capaz de mostrar conteúdos reveladores e contribuir para o desenvolvimento humano e umproduto ruim capaz de alienar uma pessoa, levando-a a pensar e agir como lhe é proposto sem qualquer tipo de argumentação.

De onde surgiu esse termo indústria cultural e qual o seu Histórico?

Indústria cultural é um termo concebido pelos teóricos da escola de Frankfurt, Theodor Adorno e Max Horkheimer. As reflexões acerca desse tema surgiram a partir de uma “cultura industrializada” vista noperíodo do nazismo, pois toda arte produzida era dirigida somente àquele sistema. Já nos Estados Unidos, Adorno vê o sistema da indústria cultural de forma “enrustida” principalmente no entretenimento, e é através do cinema, por exemplo, que a indústria cultural se faz presente e nos apresenta uma comunicação de massa, pois neste caso tinha o intuito de “desviar” os olhares da população aos problemassociais da década de 30.

A indústria cultural, segundo Adorno e Horkheimer consistem em “moldar” toda a produção artística e cultural, de modo que elas assumam os padrões comerciais e que possam ser facilmente reproduzidas. Dessa forma, as manifestações de arte não são vistas somente como únicas, extremamente belas, mas principalmente como “mercadorias”, que incentivam uma reificação (outransformação em coisa), e a alienação da arte feita para poucos e carentes de uma visão crítica a respeito.

A intenção da indústria cultural não é promover um conhecimento, porque conhecer levanta questionamentos, rompe paradigmas e necessita de novas respostas. Esse sistema incorpora nos participantes uma nova necessidade: a “necessidade do consumo”, geradora de mercadorias próprias para a...
tracking img