Industria cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Indústria Cultural
O que é?
A indústria cultural, segundo Adorno e Horkheimer, possui padrões que se repetem com a intenção de formar uma estética ou percepção comum voltada ao consumismo. É um termo usado para designar a indústria da diversão de massa, vinculada pela televisão, cinema, rádio, revistas, jornais, músicas, propagandas, etc.
É o nome dado a empresas e instituições que trabalhamcom a produção de projetos, canais, jornais, rádios, revistas e outras formas de descontração, baseadas na cultura com fins lucrativos e mercantis.
A indústria cultural vende mercadorias, mas, mais do que isso, vende imagens do mundo e faz propaganda para que ele permaneça como está.
Para Adorno e Horkheimer, indústria cultural distingue-se de cultura de massa. Esta é oriunda do povo, das suasregionalizações, costumes, e sem a pretensão de ser comercializada, enquanto que aquela possui padrões que sempre se repetem com a finalidade de formar uma estética ou percepção comum voltada ao consumismo.
Origem
Sua origem se deu através da sociedade capitalista que transformou a cultura num produto comercializado.
Membros da Escola de Frankfurt, os dois filósofos alemães empregaram o termopela primeira vez no capítulo O iluminismo como mistificação das massas no ensaio Dialética do Esclarecimento, escrita em 1942. Essa Escola concentrou seu interesse na análise da sociedade de massa, termo que busca caracterizar a sociedade atual, na qual o avanço tecnológico é colocado a serviço da produção lógica capitalista, enfatizando o consumo e a diversão como formas de garantir o apaziguamentoe a diluição dos problemas sociais.
“Parece que enquanto o conhecimento técnico expande o horizonte da atividade e do pensamento humano, a autonomia do homem enquanto indivíduo, a sua capacidade de opor resistência ao crescente mecanismo de manipulação de massas, o seu poder de imaginação e o seu juízo independente sofreram uma redução. O avanço dos recursos técnicos de informação se acompanhade um processo de desumanização.”
HORKHEIMER, Max. Eclipse da razão, p. 6.
De acordo com Theodor Adorno, também as artes e os bens culturais estão submetidos aos interesses do mercado e, assim, não passam de negócios, como qualquer outro produto. Através da indústria cultural se obteria a homogeneização dos comportamentos, a massificação das pessoas. Desse modo, a música, a poesia, a arte emgeral, não é mais vista como educação, mas como objeto de lucro.
Cultura de massa
Chama-se cultura de massa toda cultura produzida para a população em geral — a despeito de heterogeneidades sociais, étnicas, etárias, sexuais ou psicológicas — e veiculada pelos meios de comunicação de massa. É toda manifestação cultural produzida para o conjunto das camadas mais numerosas da população; o povo, ogrande público. Um exemplo disso é o cinema produzido nos Estados Unidos: através dele cria-se uma vitrine para vender mercadorias. Automóveis, roupas, etc, são a partir da massificação compradas pela grande massa por estarem “na moda”, e não mais por ser agradável ou necessário. O consumo é ditado pelo capitalismo, através dos meios de comunicação, e é mantido pela própria sociedade, que se tornaalienada e consumista. O traço marcante da cultura de massa é a não valorização da arte pela arte, mas a deteriorização do sentido de belo, ou seja, capitalização do verdadeiro sentido da arte. O que importa é o lucro. As coisas vão perdendo seu valor intrínseco e passam a ser meros objetos de lucro.
Características
- Idealização sobre o produto – Império de ilusões que faz com que os objetospercam sua função real para se relacionar com a imagem ilusória da realização
- A pessoa só está inserida na sociedade se compartilha dos mesmos produtos que os demais
- Cultura do efêmero (efêmero apego material, pois se compra sempre. Troca-se facilmente de opinião e necessidade).
- Discriminação social devido ao valor dos produtos
- Indução do consumidor a pensar que precisa de um determinado...
tracking img