Industria cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO I – INDÚSTRIA CULTURAL

Indústria cultural é o nome dado a empresas e instituições que trabalham com a produção de projetos, canais, jornais, rádios, revistas e outras formas de descontração, baseadas na cultura, visando o lucro. Tendo sua origem na sociedade capitalista que comercializou a cultura.
O termo indústria cultural foi criado pelos principais pensadores da Escola deFrankfurt: Theodor W. Adorno e Max Horkheimer, ambos alemães. Surgindo em uma período que a economia era baseada no consumo de bens, assim a industria cultural, os meios de comunicação, de massa e a cultura surgem com funções do fenômeno da industrialização.
No Brasil, a indústria cultural não é homogênea, pois foca temas, assuntos e culturas estrangeiras no lugar de ensinar e incentivar o interessesobre a história e as tradições do próprio país. São focados apenas objetos de compra e venda e não a propriamente cultura do país. A produção realizada pela indústria cultural é centralizada no interesse lucrativo.

1. 1 - CULTURA X ALIENAÇÃO
Entre outros meios, a principal forma cultural construída por essas indústrias é a televisão. Nela podem-se observar diferentes temas e culturas expostasa qualquer horário para qualquer idade. Os conteúdos possuem mensagens subliminares que conseguem escapar da consciência, provocando a alienação. Diante disso, pode-se perceber este meio cultural como um bom produto capaz de mostrar bons conteúdos e contribuir para o desenvolvimento humano, ao mesmo tempo um produto ruim capaz de alienar uma pessoa, levando-a a pensar e agir como está sendomostrado.
Desde o século passado, a alienação já era discutida de forma racional. De que maneira somos consumidos pelo consumismo? De que forma nos tornamos alienados diante de alguns meios de comunicação?
Foi pensando nisso que Theodor Adorno (1903-1969) acabou escrevendo a obra “Dialética do Esclarecimento”, onde o termo Indústria Cultural apareceu pela primeira vez, numa referência clara aos meiosde comunicação em massa.
Adorno costumava dizer que “A Indústria Cultural impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e de decidir conscientemente”. O que o filósofo alemão queria dizer era que, se deixássemos a alienação tomar conta de nós, viveríamos baseados nos gostos alheios, sem a formação de um caráter ou até mesmo de uma opinião própria.

O principalmotivo dessa disseminação da Indústria Cultural está relacionado ao crescimento inevitável do capitalismo. Na época em que “Dialética do Esclarecimento” fora escrita, o capitalismo passava por um período de fortalecimento, onde a humanidade vivia doente, baseada na lei do comércio, dinheiro acima de tudo e de todos. O nascimento “desse mau” vem dos tempos da Primeira Revolução Industrial,consolidando-se com seu segundo período. É nessa época, por exemplo, que se vê crescer o individualismo.


CAPÍTULO II – CULTURA POPULAR E CULTURA DE MASSA
1.1 – CULTURA POPULAR

A Cultura Popular, produzida fora de contextos institucionalizados ou mercantis. Caracteriza-se pela soma de valores tradicionais de um povo, expressões em formas artísticas, como danças e objetos, ou crendices e costumesgerais.
O termo Cultura Popular surgiu no século XIX, em uso original para se referir à educação e cultura das classes mais baixas. Justamente por ser anterior, o popular era também alternativo à cultura de massa, que por sua vez pressupunha ser hegemônica como condição essencial de existência.

1.2 – CULTURA DE MASSA

A Revolução Industrial, o capitalismo liberal, a economia de mercado e asociedade de consumo é o quadro que caracteriza a industria cultural. E esse é também o momento histórico do aparecimento de uma Cultura de Massa.. Ao mesmo tempo que a cultura de massa está ligada ao fenômeno do consumo, o momento de instalação definitiva dessa cultura seria mesmo no século XX, onde o capitalismo não era mais considerado liberal, mas sim um capitalismo monopolista.
Como...
tracking img