Industria cultural segundo adorno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Responda, individualmente, as questões sobre o texto de Theodor W. Adorno “Sobre a indústria cultural”:

a) Adorno afirma que ele e Max Horkheimer cunharam o termo “indústria cultural” para evitarassociações com a ideia de “cultura de massas”. Qual a diferença entre esses dois termos para o autor? O que significa “indústria cultural” na concepção de Adorno & Horkheimer?
O termo“indústria cultural” foi proposto justamente para diferenciar de “cultura de massa”. A interpretação daqueles que defendem o termo, dada a “cultura de massa” sugere uma cultura que surgiu espontaneamente daspróprias massas. A expressão “indústria cultural” procura desmitificar a ideia que os meios de comunicação de massa produzem uma cultura genuinamente popular. Portanto, para Adorno e Horkheimer, IndústriaCultural significa dizer que a cultura deixou de ser algo espontâneo e popular para se tornar um campo de exploração econômica, através dos meios de comunicação de massa, voltado apenas para produzirlucro e garantir adesão ao sistema capitalista.
 

b) Para o autor, qual é a função social da indústria cultural?
 Em sua história,  a função da indústria cultural foi o de  introjetar os valores,preceitos,   a visão de mundo e os padrões de conduta capitalista na interioridade do indivíduo massificado. Para este fim,  ela produziu e reproduz a semiformação através da disseminação de seusprodutos e entretenimentos padronizados  Com o ulterior desenvolvimento da indústria cultural,  a cultura formativa, típica das sociedades pré-capitalistas,  extinguiu-se e a semiformação tornou-se acondição existencial do homem contemporâneo. Foi através da semiformação que surgiu a subjetividade reificada e alienada  no interior das práticas sociais.  

Valor: um (1) ponto.

Referências:ADORNO, Theodor W. Sobre a indústria cultural. In: COHN, G. (org.). Adorno. São Paulo: Ática, 1986. P. 92-99

A Cultura de Massa tem contra si a acusação de alienar, de induzir seus “clientes” a...
tracking img