Industri de saboes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Indústria de sabões e detergentes

Marciano B. Uliana1; Henrique A. Perina2; Felipe Gnoatto3



RESUMO: Neste trabalho efetuou-se um estudo sobre a indústria de sabões e detergentes englobando desde o inicio da produção até os dias atuais. Neste contexto abordou a origem histórica, a diferença entre sabão e detergente, composição, característica, mecanismo de atuação de limpeza, fluxogramasde produção, o mercado nacional e sua poluição. Mostrando que eles são de vital importância com o nosso cotidiano e com o setor industrial.

Palavras chaves: sabão, detergente, indústria.

1. OBJETIVOS

Deu-se embasamento das indústrias de sabões e detergentes e assim observou-se sua importância. Demonstrou-se suas respectivas produções, seus fluxogramas, seus resíduos e mercado.

2.DESENVOLVIMENTO


A manufatura do processo de sabão teve uma origem antiga, teve seu início por volta séc. XXV a.C pelas tribos germânicas utilizando gorduras animais (sebo) e cinzas de madeira. No século XVIII na Europa se produzia sabões finos e em 1860 fábricas já instaladas nas cidades brasileiras mais importantes.
Já os detergentes originaram-se na 1°Guerra Mundial devido àescassez de óleos e gorduras necessárias para a fabricação de sabões tendo como matéria prima derivados do petróleo. Sendo o processo de fabricação de detergente muito mais recente do que o de sabão. Dois quimicos alemães (H. Gunther e M. Hetzer) lançaram o primeiro detergente com fins comerciais, o Nekal, demonstrando diversas vantagens perante o sabão.
Sabões e detergentes são definidos comosais tenso ativos, porém eles apresentam diversas diferenças. A principal é que os detergentes são eficientes perante água dura ao contrario dos sabões. Em relação ao meio ambienta os sabões são biodegradáveis e produzidos a partir de matéria prima renovável ao contrario dos detergentes que são derivados de petróleo.
A água, por si só, não consegue remover certos tipos de sujeira. Issoacontece porque as moléculas de água são polares e as de óleo, apolares. Quando lava-se algo sujo utilizando sabão ou detergente formam-se as micelas, gotículas microscópicas de gordura envolvidas por moléculas de sabão ou detergente, orientadas com a cadeia apolar direcionada para dentro (interagindo com o óleo) e a extremidade polar para fora (interagindo com a água). A parte apolar nos sabões vemdas gorduras animais e nos detergente vem dos derivados de petróleo.


O processo de produção de sabões utiliza-se como matéria prima gorduras ou óleos de origem animal ou vegetal. No caso dos processos que utilizam as gorduras, as mesmas são fundidas e aquecidas juntamente com o catalisador são injetados no fundo do hidrolisador.
A hidrólise das gorduras ocorre em contracorrente nohidrolisador, a 485°F (252°C) e 600 psi (41 atm), continuamente, com os glóbulos de gordura ascendendo contra a fase aquosa descendente. A fase aquosa, depois de dissolver a glicerina separada (cerca de 12%), afunda e é separada. A fase aquosa com a glicerina é evaporada e purificada. A fase com os ácidos graxos no topo do hidrolisador é seca mediante a vaporização da água, e aquecida. Numdestilador a alto vácuo, os ácidos graxos são destilados e separados dos resíduos, e retificados.
O sabão é formado pela neutralização contínua com soda cáustica a 50%, num neutralizador a alta velocidade, ele bruto é descarregado, a 200°F (93°C), num tanque de homogeneização, lentamente agitado, para eliminar desigualdades de neutralização. Neste ponto, o sabão contém de 0,002 a 0,10% de NaOH, de0,3 a 0,6% de NaCl e cerca de 30% de H2O. Este sabão pode ser extrusado, moído, reduzido a flocos ou atomizado, conforme o produto que se deseja ou também este sabão é misturado à quantidade desejada de ar, num trocador de calor com a parede raspada mecanicamente, no qual o sabão também é resfriado por uma salmoura que circula pela carcaça externa de 220°F até cerca de 150°F(104 a 66°C)...
tracking img