Individualismo e ética profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1924 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 28 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INDIVIDUALISMO E ÉTICA PROFISSIONAL


INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é desenvolver uma concepção teórica do significado e a importância da ética profissional, e a mesma desenvolve uma importante fonte de direitos da pessoa, tanto na esfera pessoal quanto profissional.
Mas a ética enquanto bem moral deve ser conquistada com esforço e cobrança pessoal, de forma contínua e incessante,pois são várias as oportunidades que se apresentam para transgredi-la no cotidiano de qualquer pessoa.
O exercício profissional é um dos campos mais carentes no que diz respeito à aplicação da ética.
O profissional enfrenta problemas éticos quando do exercício da profissão que se circunscrevem nos conceitos de dever, direito, justiça, responsabilidade, consciência e vocação, por isso é deextrema importância o estudo nessa área.
Este trabalho apresenta alguns aspectos da ética profissional, denomina-se também de ontologia, que compreende o estudo dos conceitos básicos do direito e do dever.


















DESENVOLVIMENTO

Que é Ética? A ética não se confunde com a moral. A moral é a regulação dos valores e comportamentos considerados legítimos por umadeterminada sociedade, um povo, uma religião, certa tradição cultural etc. Há morais específicas, também, em grupos sociais mais restritos: uma instituição, um partido político, etc.. Há, portanto, muitas e diversas morais. Isto significa dizer que uma moral é um fenômeno social particular, que não tem compromisso com a universalidade, isto é, com o que é válido e de direito para todos os homens. Excetoquando atacada: justifica-se dizendo ser universal supostamente válida para todos. A ética existe como uma referência para os seres humanos em sociedade, de modo tal que a sociedade possa se tornar cada vez mais humana. A ética pode e deve ser incorporada pelos indivíduos, sob a forma de uma atitude diante da vida cotidiana, capaz de julgar criticamente os apelos a críticos da moral vigente. Mas aética, tanto quanto a moral, não é um conjunto de verdades fixas, imutáveis. A ética se move, historicamente, se amplia e se adensa. Para entendermos como isso acontece na história da humanidade, basta lembrar que, um dia, a escravidão foi considerada "natural". Entre a moral e a ética há uma tensão permanente: a ação moral busca uma compreensão e uma justificação crítica universal, e a ética, porsua vez, exerce uma permanente vigilância crítica sobre a moral, para reforçá-la ou transformá-la.
Entretanto, o fato de que os seres humanos são capazes de concordar minimamente entre si sobre princípios como justiça, igualdade de direitos, dignidade da pessoa humana, cidadania plena, solidariedade etc., cria chances para que esses princípios possam vir a ser postos em prática, mas não garante oseu cumprimento. As nações do mundo já entraram em acordo em torno de muitos desses princípios. A "Declaração Universal dos Direitos Humanos", pela ONU (1948), é uma demonstração de o quanto a ética é necessária e importante. Mas a ética não basta como teoria, nem como princípios gerais acordados pelas nações, povos, religiões etc., nem basta que as Constituições dos países reproduzam essesprincípios (como a Constituição Brasileira o fez, em 1988). É preciso que cada cidadão e cidadã incorporem esses princípios como uma atitude prática diante da vida cotidiana, de modo a pautar por eles seu comportamento, pois os valores éticos na vida privada e profissional, na convivência Humana desenvolvem são os problemas da que geram o problema da ética. Há necessidade de ética porque os seres humanosnão vivem isolados; e os seres humanos convivem não por escolha, mas por sua constituição vital. Há necessidade de ética porque há o outro ser humano. Mas o outro, para a ética, não é apenas o outro imediato, próximo, com quem convivo ou com quem casualmente me deparo. O outro está presente também no futuro (temporalidade) e está presente em qualquer lugar, mesmo que distante (espacialidade)....
tracking img