Indiv DP ERNESTO ADM

2400 palavras 10 páginas
MACAPÁ-AP 2014

produção textual interdiscipliinar i

ERNESTO DE LIMA PEREIRA

produção textual interdiscipliinar i

UM HOMEM HISTO´RICO PARA O DIAAS ATUAIS
Analisando os dias atuais em referencia ao comportamento do homem, Hoje tornou-se lugar comum afirmar que há uma atmosfera de crise a envolver as organizações contemporâneas, e esta se reflete na teoria que se formula sobre elas. Os profissionais e os acadêmicos vivenciam continuamente esta crise em seu dia-a-dia. Um elevado grau de ambigüidade e confusão atormenta o ambiente interno e externo das organizações atuais. A literatura corrente em nosso campo mostra que há, sem sombra de dúvida, um grande interesse em saber como abordar os problemas que nos confrontam. Ao pôr em foco estas dificuldades, diversos estudiosos deram a entender que está surgindo um novo modelo de homem, cujo desenvolvimento e elucidação são essenciais para superar o atual estado crítico da arte e da teoria da administração.
A especialização e a fragmentação laborais foram intensificadas na vigência da organização do trabalho de base fordista-taylorista, predominante ao longo de quase todo o século XX, pois a extração e o fracionamento do saber do trabalhador conheceram a sua forma mais aperfeiçoada com a gerência científica desenvolvida por Taylor (1970), e o fracionamento na execução do trabalho tornou-se rotina com o modelo organizacional adotado por Henry Ford, em suas fábricas automobilísticas.
O taylorismo e o fordismo são frequentemente utilizados como sinônimos, pois se complementaram e transformaram a forma de produzir e viver. A decomposição e a especialização de tarefas resultaram na diferenciação entre a força de trabalho especializada e não especializada.
A principal diferença entre as duas linhas é que o Taylorismo decompõe as tarefas e as distribui entre os

Relacionados

  • Meio ambiente
    318445 palavras | 1274 páginas
  • Direito Administrativo Brasileiro
    310172 palavras | 1241 páginas