Indisciplina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IDAAM
PSICOPEDAGOGIA
POS12CB3

INDISCIPLINA: UM DOS PRINCIPAIS OBSTÁCULOS DA BOA EDUCAÇÃO

MANAUS – 2012
IDAAM
PSICOPEDAGOGIA
POS12CB3
ARLETE MARIA OLIVEIRA DE SOUZA
BIANCA MIRANDA TRIBUZY
LEILDA SABINO DE LIMA

INDISCIPLINA: UM DOS PRINCIPAIS OBSTÁCULOS DA BOA EDUCAÇÃO

Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia do IDAAM.

MANAUS - 2012SUMÁRIO

SUMÁRIO 3
INTRODUÇÃO 4
1. A Indisciplina falta de Conhecimento sobre o tema ou um dos Principais Obstáculos da Boa Educação 6
2. Causas da indisciplina 7
3. Os focos da indisciplina no contexto escolar 8
3.1 1º foco: Escola 8
3.2 2° foco: Professor 8
3.3 3º foco: Alunos 9
4. Como prevenir a indisciplina 11
5. Objetivos 12
5.1 Geral 12
5.2 Específicos 12
Metodologia 13Cronograma 13
Orçamento 14
CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 14

INTRODUÇÃO

Uma das principais problemáticas encontradas nas escolas nos dias atuais é a indisciplina em sala de aula. É comum ouvir relatos de professores falando que os alunos estão cada dia mais indisciplinados. Muitos desses professores não sabem lidar com essa situação, não sabem entender o gera essa situação que tanto prejudica aeducação e tão pouco sabem como enfrentar um ato de indisciplina.
Não entender de o gera a indisciplina, ou melhor, saber definir o que é realmente indisciplina talvez seja um dos maiores problemas que os docentes estão enfrentando atualmente. Parrat-Dyan (2008, p. 18) define a indisciplina como “Uma infração ao regulamento interno, é uma falta de civilidade e um ataque às boas maneiras”.Desde cedo o individuo necessita possuir uma formação de base bem sólida para que no decorrer de sua aprendizagem ela possa desenvolver com habilidades todas as atividades que lhes forem confiadas, mas para que isso ocorra é necessário que haja regras tanto em casa quanto na escola que contribuam com a aprendizagem desse individuo e o ajude a desenvolver um bom comportamento e contribuindo parauma boa organização na sociedade.
Faz-se necessário uma reflexão ampla sobre as causas e consequências da indisciplina e a partir dessa reflexão procurar possíveis soluções para a melhoria do desempenho escolar. Nesse trabalho apresentaremos estratégias para solucionar a indisciplina em sala de aula, analisaremos suas causas e procuraremos estimular o corpo docente a refletir sobre a própriapostura diante do ato de indisciplina.

1. A Indisciplina falta de Conhecimento sobre o tema ou um dos Principais Obstáculos da Boa Educação ?

A temática que abordaremos foi detectada no estágio de campo pela observação. Podemos ressaltar a problemática na maior exploração do comportamento através da observação das atitudes dos alunos no âmbito escolar.
Para desenvolvermos tal temática faznecessário conceituar “indisciplina”, definir o que seria uma “classe indisciplinada”. De acordo com Celso Antunes uma classe indisciplinada é toda aquela que:
* Não permita aos professores oportunidades plenas para o desenvolvimento de seu processo de ajuda na construção do conhecimento do aluno;
* Não ofereça condições para que os professores possam “acordar” em seus alunos suapotencialidade como elemento de auto-realização, preparação para o trabalho e exercício consciente da cidadania;
* Não permita um consciente trabalho de estímulo às habilidades operatórias, ao desenvolvimento de uma aprendizagem significativa e vivências geradoras da formação de atitudes socialmente aceitas em seus alunos.

Ao analisarmos os conceitos expostos veremos que em nenhum momento apareceu àpalavra “silêncio”. Muitos professores equivocadamente definem como classe indisciplinada cujos alunos não param de conversar, onde todos, a todo momento, falam , discutem, conversam. Mas a quebra de silêncio não pode ser sinônimo de indisciplina. Afinal imagine estar sentado do lado de uma pessoa que você gosta e ficar 50 minutos sem conversar ou pior uma aula inteira. É quase impossível ficar...
tracking img