Indisciplina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A indisciplina na escola, atualmente, tem gerado grandes discussões entre os docentes, pois, vem ocorrendo com uma freqüência assustadora, já a partir da Educação Infantil, ou seja, entre uma população estudantil de 3 a 6 anos. O perfil global de comportamentos manifestados pela população escolar, atualmente é reflexo da contextualização sócio-familiar envolvente.
Existem algunsalunos que revelam atitudes de violência, indisciplina e dificuldades de adequação a diferentes processos do contexto de ensino/aprendizagem e/ou relação interativa com os seus pares, colegas de escola e adultos, perturbando o normal funcionamento das atividades educativas.
Apresentam de forma genérica, dificuldades básicas em interpretar as várias significações do tom de voz, da
maneira deolhar, o contato físico e o silêncio.
Assim, não reagem devidamente às intervenções disciplinares reguladas pelo docente, quando se exprime de forma verbal ou não verbal.
Parte-se, portanto, do princípio de que uma certa indisciplina existe dentro do próprio meio do aluno e que nasce, sobretudo, da instabilidade familiar, escolar e social. As proibições e os castigos começam muito cedo na vida dacriança e, por vezes, um diálogo claro, aberto e objetivo, nunca é realizado para explicar estas atitudes tomadas com relação a ela; sendo assim; quando a criança começa a freqüentar a escola, transporta para o meio escolar, histórias de vida onde já reina o descaso, o fracasso e a indisciplina, perturbando desta forma a sua aprendizagem e a sua forma de convivência com o meio escolar.
Estetrabalho tem por objetivo levantar questionamentos, buscar e encontrar caminhos possíveis que possam nos fornecer respostas seguras e esclarecedoras sobre a origem da indisciplina e os problemas causados por ela, já a partir da Educação Infantil.

Segundo a literatura educacional, a indisciplina escolar constitui um dos desafios mais críticos e questionáveis com os quais se defrontam a família, asinstituições de educação básica, públicas e privadas e, conseqüentemente a sociedade. É importante ressaltar, que nos tempos atuais têm-se presenciado grandes e significativas mudanças sociais, o que torna difícil para os pais e até mesmo para as crianças, identificarem com clareza os limites da verdadeira disciplina no processo educacional. Os educadores das séries iniciais enfrentam muitasdificuldades com as crianças, que a cada dia se mostram mais agitadas, com menor propensão à obediência, à conduta, consideradas adequadas para um ser humano.
A autoridade em sala de aula, o respeito às regras e aos regulamentos estão sendo ignorados pelos alunos, em sua maioria, e revistos pelos professores que, em determinadas situações sentem-se perdidos, sem ação, frente aos problemas gerados pelaindisciplina. Buscar formas apropriadas de atender, administrar, compreender os atos indisciplinares, que ocorrem em sala de aula, na tentativa de melhor elucidar a problemática da indisciplina, a partir das séries iniciais é o que se pretende com esta pesquisa.
Os grandes responsáveis pela educação das crianças e dos jovens, a família e a escola, embora hoje estejam encontrando dificuldadespara o exercício e cumprimento do seu papel, não podem deixar que sua autoridade vá a falência e sim, fazer com que ela perpetue, para que a indisciplina não se torne progressiva, como tem sido constatado, em nossos dias.
Içami Tiba, (apud AQUINO, 1996) relata: “Recuperar a autoridade filosófica não significa ser autoritário, cheio de desmandos, injustiças e inadequações. A autoridade é algo naturalque deve existir sem descargas de adrenalina...”, para que o relacionamento professor/aluno possa se desenvolver sem atropelos.
A disciplina é essencial à educação e vital para a formação da criança, enquanto ser social.
Pretendemos, através deste estudo, encontrar respostas para os problemas dos alunos indisciplinados em sala e que por vezes, esta indisciplina ocorre por todos os ambientes...
tracking img