Indisciplina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1769 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Indisciplina no ambiente escolar

RESUMO
É de interesse do educador, saber das causas e conseqüências da indisciplina, partindo da família do educando, de sua educação e de quais dificuldades o aluno vai ter na sala de aula. Cada vez mais, cresce a dificuldade em que pais, professores, coordenadores e até diretores têm em resolver a questão da indisciplina. São pais ausentes, professores sempreparo, escolas sem planejamentos e governos sem estrutura. Vemos nossas crianças entrarem na escola, assustadas e sem noção do que está por vir e no meio do percurso, observamos essas mesmas crianças conversando em sala, brigando no recreio, respondendo mal ao professor, atendendo um celular em hora aula. O objetivo desse trabalho é identificar os principais motivos da indisciplina em sala deaula.

Palavras-chave: Indisciplina, educação, família.

2

INTRODUÇÃO
Qualquer que seja a forma de iniciar o assunto indisciplina escolar, não há como fugir da pergunta: O que esta acontecendo com a atual educação? Não podemos mais falar de classe social, pois estamos vivenciando os mais absurdos tipos de violências nas mais distintas formações familiares que envolvem diferentes formaçõesculturais, sócio econômicas, religiosas e etc. Será que as famílias estão permitindo mais do que deve? Os tempos são outros, os direitos aos direitos não precisam ser revistos?
A indisciplina que tratamos, nos tempos de hoje, está dentro de um contexto complexo quando buscamos respostas precisas, a busca pelas mesmas ou entendimento do assunto deve ser feita de forma minuciosa nos “primórdios” daeducação ou até mesmo tentar entender o que os pensadores e educadores dos séculos passados buscavam por educar, antes mesmo de entender o sentido da pedagogia quando se falavam em comportamentos.
Para Rebelo, apesar de a disciplina existir a muito tempo, ela começa a ser moldada no século XVIII, pela nova sociedade burguesa industrial que enfatiza o corpo como alvo do poder, pois, o ser humanoobtém características que favorece o modo de produção capitalista da época, por ele ser “moldável, manipulável, obediente, hábil, dócil e controlável” (2002:42).
Segundo Rebelo a disciplina aparece como dominadora nas várias instituições, por meio da distribuição do homem num espaço individualizado e classificatório, e complementa da seguinte forma,
A disciplina é também ocontrole do indivíduo no tempo, a qual tem como objetivo atingir com rapidez e eficiência o máximo da produção (2002:43).

3

O ser humano por natureza se expressa por reação do convívio, ou seja, expõe o sentimento de sua realidade, podendo envolver grupos de famílias ou regiões. Com acesso a comunicação, as pessoas estão distantes fisicamente, mas próximas nos interesses de consumos econhecimentos, e a partir daí a educação que se dá em casa pode ser contaminada por interferências de contatos externos como a televisão e a internet, fazendo com que as crianças tenham outras concepções senão aquela que aprendeu com seus pais.
Nos dias atuais segundo Rebelo (2002), a sociedade e consequentemente escolas, após séculos ainda estão estruturados da mesma forma. Esta semelhança pode serpercebida na educação por meio da organização do espaço, no processo do ensino, nas funções atribuídas segundo a ordem de importância, na relação com outras pessoas, na subordinação do aluno ao professor, na organização do funcionamento e na avaliação.
Para Rebelo, o estudante não tem conhecimento que as escolas ainda em sua minoria, exercem um meio de manipulação, para favorecer a permanência daclasse alta no poder e formar os alunos para trabalhar para esta minoria. E também informa que,
A má formação inicial e continuada dos professores contribui para que não pensem criticamente sobre a função que desempenham (...), acabando por colaborar com a continuidade da sociedade e da educação excludentes. (2002:46).
Para Aquino (1996) o tema apesar de ser antigo, não tem uma importância...
tracking img