Indisciplina x disciplina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INDISCIPLINA X DISCIPLINA
Katia Regina Silva
Resumo
O conceito de disciplina geralmente é entendido como a adequação do comportamento do aluno àquilo que o professor deseja. O aluno só é considerado disciplinado se comporta – se como o professor deseja.
A questão que poderíamos nos colocar é a seguinte: que comportamento do aluno deseja o professor? Freqüentemente, o desejo do professor éque o aluno fique quieto, ouça as explicações que ele tem para dar, faça direitinho os exercícios e pronto. Se isto acontecer, sentir – se – á realizado. Visto que o conceito de disciplina associado à obediência está muito presente no cotidiano da escola, mais ou menos conscientemente; isto por que há uma verdadeira "luta em classe", onde o professor está procurando sobreviver, num contexto detantos desgastes.
O trabalho do educador é estressante; ele procura um pouco de paz para poder respirar; daí esperar o comportamento passivo do aluno. É claro que está expectativa se coloca a partir do circulo da alienação em que se encontra, onde seu desejo, alienado, não deseja a interação, o encontro, a comunicação, mas o isolamento, o fechamento, a obediência, a submissão, com esperança dereencontrar assim o espaço vital que sente falta: querendo resolver o problema, na verdade, acaba agonizando – o, já que se isola, não entra em efetiva comunicação com seus alunos, que passam a rejeitar inconscientemente sua postura.
Palavras–chave:Escola.Professor.Disciplina.Indisciplina. Aluno
______________________________________________________________________

1. INTRODUÇÃO
Este trabalhotem como objetivo analisar o problema da disciplina na sala de aula, aprofundando-se nas causas e na busca de soluções para este mal, que também tem contribuído para o baixo rendimento escolar, tornando mais curto – ou pela dispersão do aluno na aula, ou pelo tempo que o professor perde para impor a ordem – ou o tempo dedicado ao estudo dos conhecimentos científicos ou a própria formação doeducando.
Para tanto utilizou - se como instrumento no decorrer deste artigo a Pesquisa Bibliográfica. Segundo Gil (2007: p.64) a “pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos
Também, serviram para concretização deste trabalho, a vivência do dia-a-dia da sala de aula, o contato com o aluno, a família e a sociedade.A parteteórica serviu sobre tudo no aspecto de "como se construir a disciplina que queremos", que possa realmente contribuir com a formação de um cidadão pleno.
A sociedade precisa de homens disciplinados, mas não alienados. "Disciplinado é o individuo que é senhor de si e, que pode, por conseguinte, dispor de si próprio ou seguir uma regra de vida" MONTERSSORRI (apud. FOULQUIÉ, 1971, p.122).
Analisou-seaqui o que vem acontecendo com a instituição escolar em relação a sua função social, ou que vem não fazendo para a formação ideal do indivíduo.
Verificou-se que o comportamento apresentado pelo o aluno (não é aquele que o professor deseja), é uma conseqüência de causas que estão na escola, no professor, na família e na sociedade e em pequena proporção no aluno, que é mais vítima que causa.Colocando o problema num contexto geral, podemos dizer que: "A criança indisciplinada está tentando dizer alguma coisa para o professor".ROSEMBERG (apud. FRANCO, 1986, P.50).
Pretende - se com esse trabalho oferecer a nós educadores um estudo detalhado dos fatores que contribuem para a perturbação da ordem na escola, o que chamamos de causas da indisciplina, mostrando também como conseguir umcomportamento ideal para o aluno, sem uso da força, ou sem ter que se conformar com a situação, mostrando-se incompetente para a tarefa de educar.
É necessário que o professor compreenda sua verdadeira missão para atingir um trabalho educativo satisfatório, visto que ele é o personagem principal na tarefa de educar, o indicador do processo, o incentivador do aluno, e o conscientizador da família. Por...
tracking img