Indisciplina na sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6813 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A indisciplina escolar tem sido um dos maiores desafios que nós, educadores, temos enfrentado nos dias de hoje. Vários estudiosos das mais diferentes áreas têm exposto o que pensam sobre o tema. É necessário encontrar meios para, se não resolver o problema, pelo menos minimizar seus impactos sobre os atores do processo educativo e da própria escola como um todo.
Busca-se no presente trabalhorefletir sobre as causas da indisciplina na sala de aula, o modo como ela se manifesta, as conseqüências que ela traz para os alunos e professore. A escolha do tema deve-se ao fato de que "os dilemas disciplinares têm sido apontados, em uníssono" (AQUINO, 1999:146).
Vivemos numa sociedade globalizada pela lógica do capitalismo desenfreado, pela rápida difusão das informações e pela buscaincessante pelo conhecimento. Temos como características dessa sociedade neoliberal a qual pertencemos, o individualismo exacerbado, a conexão global através da internet, a exaltação do corpo, da estética, da moda.
Nossa sociedade tem sido impactada por uma série de inovações sociais, científicas, tecnológicas, econômicas e filosóficas, e isso tem provocado amplas modificações nos seus valores. Além detodas essas mudanças que vêm ocorrendo ao longo dos últimos anos, percebemos também a inversão de valores morais, provocando mudanças no modo de agir das pessoas. Essas mudanças comportamentais ocorrem devido também à crise ética que estamos vivenciando nos últimos anos. Sob esse ângulo "a indisciplina escolar pode estar indicando o impacto do ingresso de um novo sujeito histórico, com outrasdemandas e valores numa ordem arcaica e despreparada para absorvê-lo (AQUINO in Rebello, 2000;35)".
Entre algumas das instituições que foram abaladas por essas transformações que a nossa sociedade vem sofrendo, está a família. Muitos pais não impõem limites aos seus filhos, não corrigem, não estabelecem normas de convivência, não apresentam padrões de conduta necessários para se viver bem emsociedade. Segundo Rebelo "Sem saber como lidar com os filhos, os pais acabam não colocando limites para que os filhos respeitem colegas, professores, funcionários. (2002:69)".
Alguns pais por medo de magoar seus filhos voltam atrás nas decisões tomadas anteriormente, e assim vão perdendo a credibilidade, outros não podem exigir comportamentos morais que eles mesmos não possuem, então muitas criançase adolescentes crescem sem Ter referências éticas na família, sem ter uma figura de autoridade em casa que lhes imponha os limites necessários para vivermos de forma coerente, ou pelo menos aceitável na sociedade da qual fazemos parte.
Este pode ser um dos motivos responsáveis pela indisciplina na sala de aula: o desconhecimento de limites, de valores éticos, de comportamentos morais, assimcomo, de regras de convivência, necessárias para o bom funcionamento social, por parte de adolescentes que não possuem essas referências em casa. "De acordo com a tese de que o comportamento é aprendido, podemos dizer que a família tem responsabilidade também com a indisciplina, (REBELLO, 2002:69)".
Então o professor se vê diante de um problema sério que é fazer o aluno percebê-lo como profissionalda educação, figura de autoridade institucionalizada, que merece respeito, como também, fazer o aluno compreender que há limites e regras que existem para ser cumpridas e respeitadas caso se queira um bom desempenho dos envolvidos no processo de ensino aprendizagem, como também na sociedade em geral.
A prática pedagógica desenvolvida pelo professor, a metodologia por ele adotada para trabalharos conteúdos, sua visão de como ocorre a aprendizagem, a relação professor-aluno desenvolvida também podem favorecer a instalação da indisciplina, como analisa Rebelo "o plano de trabalho, o tipo de estratégia e o conteúdos desenvolvidos na sala de aula contribuem para a indisciplina dos alunos e o professor pode contribuir para a separação da indisciplina a partir da mudança de sua prática...
tracking img