Indisciplina na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Indisciplina na Escola

O panorama geral da educação, se de um lado reconhece alguns avanços ao longo deste século, também reafirma que algumas questões importantes parecem fadadas a ser resolvidas apenas posteriormente (DELORS et al., 1999). Entre estas encontra-se um dos problemas mais complexos vividos pela escola: a indisciplina.
A indisciplina tem sido intensamente vivenciada nas escolas,apresentando-se como uma fonte de estresse nas relações interpessoais, particularmente quando associada a situações de conflito em sala de aula. Mas, além de constituir um “problema”, a indisciplina na escola tem algo a dizer sobre o ambiente escolar e sobre a própria necessidade de avanço pedagógico e institucional. Trata-se de uma questão, portanto, a ser debatida e investigada amplamente. Esteestudo traz uma reflexão sobre a indisciplina escolar na educação básica, partindo de algumas considerações conceituais, para então comentar algumas formas atuais de expressão da indisciplina, bem como suas principais causas. Ao final, traz algumas ponderações sobre a dimensão preventiva em nível de escola.
O presente estudo, entretanto, não pretende apresentar um relato de pesquisa,contemplando resultados conclusivos. A contribuição almejada está em pensar algumas questões preliminares com base em nossas observações e na literatura disponível, visando sugerir alguns encaminhamentos preventivos para lidar com a indisciplina em nível de escola.

O CONCEITO DE INDISCIPLINA

O conceito de indisciplina apresenta uma complexidade que precisa ser considerada. Um entendimentosuficientemente amplo do conceito de indisciplina escolar precisa integrar diversos aspectos. É preciso, por exemplo, superar a noção arcaica de indisciplina como algo restrito à dimensão comportamental. Ainda, é necessário pensá-la em consonância com o momento histórico. Neste texto, para fins de desenvolvimento conceitual, a noção de indisciplina será considerada através de três de seus principais planos deexpressão na escola. De um lado, é possível situá-la no contexto das condutas dos alunos nas diversas atividades pedagógicas, seja dentro ou fora da sala de aula. Em complemento, deve-se considerar a indisciplina sob a dimensão dos processos de socialização e relacionamentos que os alunos exercem na escola, na relação com seus pares e com os profissionais da educação, no contexto do espaço escolar- com suas atividades pedagógicas, patrimônio, ambiente, etc. Finalmente, é preciso pensar a indisciplina no contexto do desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Sob esta perspectiva, define-se indisciplina como a incongruência entre os critérios e expectativas assumidos pela escola (que supostamente refletem o pensamento da comunidade escolar) em termos de comportamento, atitudes, socialização,relacionamentos e desenvolvimento cognitivo, e aquilo que demonstram os estudantes. Mas este modo de conceituação situa a indisciplina como uma disposição em relação a algum referencial. Assim, o conceito engloba um duplo movimento. Também do lado da escola pode ocorrer alguma incongruência em relação aos referenciais assumidos, de tal forma que ela pode ser eventualmente considerada“indisciplinada”. É papel da escola considerar o quadro concreto das condições e desenvolvimento dos alunos e de suas necessidades, bem como garantir as condições apropriadas ao processo de ensino-aprendizagem. Assim, as expectativas da escola, por exemplo, devem refletir não uma disposição autoritária elaborada por um determinado grupo responsável por processos decisórios na escola, mas uma orientação de baseconsensual que reflita a contribuição de toda a comunidade ligada à escola, e não apenas dos profissionais da educação que nela atuam.
A ausência de bases democráticas no modo como se articulam as relações entre professores e estudantes no interior da escola, por exemplo, pode desencadear resistência e contestação por parte dos estudantes aos próprios esquemas da escola, o que deve ser...
tracking img