indios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3766 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Vestimentas

Os índios têm um jeito bem característico de se vestir e se enfeitar. Penas na cabeça, saias, pinturas corporais e colares estão entre os adornos que os próprios índios confeccionam e utilizam no dia-a-dia.
O visual do índio sempre tem um sentido dentro do contexto da cultura indígena. Existem algumas vestimentas e enfeites próprios para cerimôniasreligiosas e rituais.
As vestimentas e adornos indígenas variam de tribo para tribo, mas todos os índios contam com enfeites e acessórios especiais para celebrações de casamentos, nascimentos, mortes e cerimônias religiosas.
Os adornos indígenas têm significado e valor cultural. Até mesmo s cores são importantes nesse contexto.
A vestimenta dos índios sofreinfluência da natureza e das estações do ano.

Durante o inverno, os índios podem utilizar uma bata para se protegerem do frio.






De uma forma geral, os indíos se vestem levando em consideração o tempo, os fenômenos da natureza e as celebrações. Eles podem até optar por andarem nus, apenas com adornos feitos de fibras vegetais, penas e palha.








 Cada tribo, usava seus própriosadereços, seus próprios tecidos, sua própria vestimenta, hoje, já é raro de ver índios usando suas roupas de antigamente, mas alguns ainda seguem seus costumes assim ...





Bosquímnos Habitantes do deserto do Kalahari, localizado no sul do continente africano, distribuído no território de Botswana, da Namília e da África do sul.






Pigmeus Vivem na florestaequatorial do congo, a segunda maior floresta equatorial do mundo



DATAS COMEMORTIVAS

Dia do Índio
História do Dia do Índio, comemoração, 19 de abril, criação da data, cultura indígena
Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas por que foi escolhido o 19 deabril?
Origem da data 
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nosprimeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril,que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.
Comemorações e importância da data 
Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância dapreservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais. 
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitospovos indígenas estão perdendo suas terras.




Trabalhos dos Índios
Bastante comum, entre os povos indígenas, uma divisão das tarefas entre homem e mulher. Isto significa que existem atividades que são feitas somente pelas mulheres e outras, somente pelos homens.
Mesmo que esta divisão não seja igual em todos os povos, as tarefas relacionadas ao preparo dos alimentos, ao cuidado com as...
tracking img