Indios Tupinambas

Páginas: 25 (6014 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2013
olivença
 
tupinambá
 
Tupinambá de Olivença
A nossa alimentação sempre teve como alicerce a mandioca, na forma de farinha e de beijus, mas também de frutas, pescado, caça, milho, batata e pirões e, com a chegada dos portugueses, do inhame trazido da África.Culinária Tupinambá
Todos os povos indígenas conheciam o fogo e o utilizavam tanto para o aquecimento e a realização de rituaisquanto para preparar os alimentos.
A pesca, de peixes, moluscos e crustacio, era realizada com arco a pequenas distâncias, sem haver uma espécie mais apreciada que outras. Os maiores eram assados ou moqueados e os menores cozidos sendo o caldo utilizado para fazer pirão. Por vezes, secavam os peixes e socavam-nos até fazer uma farinha que podia ser transportada durante viagens e caçadas.A Paçoca eraproduzida da mesma maneira, pilando-se a carne com a farinha de mandioca, alimento posteriormente adaptado com castanhas de caju, amendoin e açúcar no lugar da carne e transformado em um doce.
As bebidas alcoólicas do nosso Povo não eram destiladas, apenas fermentadas. Para beber bebidas refrescantes feitas com frutas, faziam bebidas alcoólicas mascando mandioca, milho e batatas cozidas edeixando-os fermentar, após o quê a massa era fervida tarefa exclusivamente das mulheres. As bebidas alcoólicas eram utilizadas em rituais para consumo em grupo. Cada Oca produzia a sua bebida e os indígenas iam de cabana em cabana bebendo em épocas de colheita. Também não costumavam beber enquanto comiam.
Atualmente ainda repassamos e fortalecemos entre as gerações as praticas tradicionais, como a nossaculinaria Tupinambá, para continuar com nossa historia e afirmar a resistência do nosso Povo.
Imagens: 








Parte superior do formulário
 
ok



OS TUPINAMBÁS
Os Tupinambás foram os primeiros indígenas que Pedro Alvares Cabral encontrou quando chegou ao Brasil em 1500. No início do período colonial, os Tupinambás ocupavam o Sudeste do Brasil numa faixa costeira que ia do rioJuqueriquerê, em São Paulo até ao Cabo de São Tomé, no Rio de Janeiro. A maior concentração encontrava-se na Baía de Guanabara. Quando, a meio do século XVI, os franceses aí fundaram a colónia da França Antártica, os Tupinambás tornaram-se seus aliados. É neste contexto que Jean de Léry escreve o relato das suas aventuras que deram a conhecer os Tupinambás, na Europa. Os portugueses não tardaram aexpulsar os franceses e os índios acabaram por se refugiar no interior. Para a sua reputação de ferocidade, sem dúvida que contribuiu o facto de estarem constantemente em guerra com os seus vizinhos, movidos pelo desejo de vingança. Os hábitos de antropofagia só reforçavam esta ideia. Os inimigos capturados eram aprisionados até serem consumidos durante as cauinagens. Estas reuniões eramacompanhadas pela bebida do cauim que lhes dá o nome. Como vários povos cuja base económica era a caça e a recoleção, o seu sistema de crenças assentavam na existência de espíritos e nos heróis que ensinaram as artes essenciais à vida em sociedade. Neste contexto, sem líderes instituídos, o feiticeiro ou pagé era o mediador entre o mundo invisível dos espíritos e os homens. Este papel valia-lhe umaimportância acrescida aos seus dotes de curandeiro. No século XVI, assim que os jesuítas chegaram ao Brasil, tomaram em mãos a catequização dos Tupinambás. As mulheres eram o alvo preferido, por serem responsáveis pela família e demais tarefas domésticas. Nas aldeias criadas para o efeito, os índios obedeciam a uma rotina diária que garantia o seu sustento e a aprendizagem da doutrina. Estas medidas nãoforam, contudo suficientes para prevenir a escravatura do índio. Os senhores de engenho, numa época em que escasseavam os escravos negros, capturavam os índios para trabalhar na cultura da cana. A situação levou a que os índios se juntassem na Confederação dos Tamoios que congregava as aldeias Tupinambás desde São Paulo e Vale do Paraíba até ao Cabo de São Tomé que do ponto de vista linguístico...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Indios tupinambás
  • Índios tupinambá de olivença e a participação da comunidade no processo pedagógico
  • Tupinamba
  • Tupinambás
  • TUPINAMBÁS
  • Tupinambás
  • Tupinambás
  • tupinambas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!