Indios guaranis.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3182 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A inclusão da vida, tradição e cultura dos Índios Guarani no litoral de Santa Catarina, e na cidade de Araquari no Ensino Fundamental e Médio.

Acadêmico – Diogo Cidral
Professor Tutora- Karyne Johann
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso de Licenciatura em História (HDI0176) – Prática Módulo III
07/07/2012


RESUMO
Assim a realidade transforma-se no momento queas crianças, adolescentes, jovens e adultos são “aculturadas” na “vida, tradição e cultura indígena” (Neste presente trabalho em especial o povo Guarani), interagindo assim com multiculturalidade nacional. Observa-se assim o constante transformar na sociedade brasileira, apenas como adendo a questão afro-brasileira que é contemplada com igual singularidade na lei 11.645 de 2008¹, de modo que acultura indígena passa a viver na vida de cada brasileiro, ora a escola no momento do aprofundar da questão em mérito (cultura indígena), possibilita o conhecimento não somente aos estudantes e sim ultrapassa a barreira de seus muros (escola), chegando assim o conhecimento a sociedade, ora a sociedade faz com o conhecimento em especifico (cultura indígena) não permaneça apenas como comemoração únicaem calendário nacional, “19 de Abril”. Comtemplando mais de 1.500 anos de História (período em que é possibilitado o conhecimento do povo indígena em terras brasileiras), ou seja, período em que é “assistida” a sua História, porem somente a partir do ano de 2008 é fundamentado em lei. Sobretudo é de fundamental importância relacionar o fato que apesar dos estímulos Federais à inserção doconhecimento, o mesmo “caminha de forma vagarosa” garantindo a sociedade apenas o “tributo a 19 de Abril”.


Figura 1: Quadro de Albert Eckhout. Fonte: UOL Educação.

Palavras-chave: Indígenas, Passado, Presente, Futuro.

1. INTRODUÇÃO
O tema do presente trabalho é: A inclusão da Vida, Tradição eCultura dos Índios Guarani no Estado de Santa Catarina e na cidade de Araquari no Ensino Fundamental e Médio. As palavras Vida, Tradição e Cultura são abordadas nesta pesquisa para remeter ao Ser (Vida), Guarani e seus costumes (Tradição), ao longo do tempo.
Os conceitos abordados fazem com que cada qual perceba o navegar na História Guarani, desde o primeiro contato em 1.500 até a atualidade.Assim ao navegar será possibilitado o encontro com as ondas, aqui como efeitos que a presença do “homem branco” possibilitou a este povo, seja de modo imperativo ou casual.
O tempo pelo qual cada participante obteve o seu protagonismo ou seu mero ser coadjuvante nos passos da vida Guarani. É de mérito verificar que o protagonista do passado ao transitar de modo a imperar impactou de forma a quasedizimar uma História que se sabe pouca coisa tem registrada anteriormente ao “descobrimento”.
Ao passo que o mesmo protagonista agora do presente vislumbra-se com a mesma História que outrora “quase havia dizimado”. No hoje cercando de várias formas a preservação não apenas cultural, quanto pessoal, assim verificando a presença humana em cada qual.
Agindo assim para que o futuro da Vida, Tradiçãoe Cultura do povo Guarani não se restrinja tão somente aos livros de poucos historiadores ou poéticos ou apenas em alguns museus, mas sim ultrapasse as barreiras das Instituições de ensino. Agem a preservar a Vida como a muito repetida no presente trabalho para que cada qual não se esqueça da rica cultura Guarani, fazendo assim que a perpetuação na História seja da “Presença Viva”, e não demeras fotos e relatos.
Sobretudo o presente trabalho enfatiza a questão histórica do povo indígena especialmente do “Guarani” (não subtraindo a história do povo indígena no Brasil), uma vez que o Estado de Santa Catarina e especialmente na Cidade de Araquari o convívio é de modo singular. Embora o contato seja pequeno, com a inclusão da “História e Cultura Indígena” no ensino fundamental e médio...
tracking img